?As empresas aéreas brasileiras transportaram mais de 103 milhões de passageiros pagos no mercado doméstico e no mercado internacional em 2018, 4,1% a mais que no ano anterior, quando a movimentação foi de 98,9 milhões de passageiros. Os dados integram o relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Somente no mercado doméstico, foram 93,6 milhões de pessoas, crescimento de 3,3% frente a 2017. Esse foi o maior resultado do indicador nos últimos três anos. A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados, RPK) registrou aumento de 4,4% no acumulado de janeiro a dezembro, em comparação com o mesmo período de 2017. A oferta cresceu 4,6% em igual período, maior variação dos últimos sete anos.

No mercado internacional, o crescimento foi ainda maior: 11,9%. Ao todo, foram 9,4 milhões de passageiros. No acumulado de janeiro a dezembro, a demanda nesse segmento (em RPK – passageiros-quilômetros pagos transportados) aumentou 16,6%. No período, a oferta de voos foi a maior desde o ano 2000, quando iniciou a série histórica, com incremento de 19,8% frente a 2017.

Transporte de cargas e correio

O transporte de carga e correio também apresentou números positivos no acumulado de 2018, em comparação com os últimos anos. No ano passado, as empresas transportaram 470,9 mil toneladas, crescimento de 10,5% em relação a igual período do ano anterior. A variação apresentada foi a maior dos últimos sete anos.

Em voos internacionais, foram movimentadas 281,7 mil toneladas, o maior nível para o indicador ao longo da série histórica. Na comparação com 2017, o índice teve variação positiva de 24,4%.

Com informações da Anac