Chris standing up holding his daughter Elva
Até o final de setembro, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) vai implantar 55 pontos de identificação por meio de rádio frequência de chip acoplado aos veículos de transporte de cargas do país. Atualmente são 44 pontos em funcionamento. Em agosto, a agência implantou mais oito pontos e em setembro serão mais três, que deverão entrar em operação até o dia 30.

Os pontos de identificação funcionam 24 horas por dia e fazem parte do programa Canal Verde Brasil, lançado pela ANTT em março. O objetivo é acompanhar e mapear os fluxos de transporte nos corredores logísticos, armazenar os dados e ter o controle das mercadorias transportadas no país.

Desde a implantação do programa, já foi possível ter o controle dos agendamentos no Porto de Santos. O programa está contribuindo para a redução da fila que se formava no escoamento da safra agrícola. A diminuição do tempo de espera traz impactos positivos no custo do frete e na necessidade de investimentos em infraestrutura.

Segundo a ANTT, até o momento foram realizadas aproximadamente 50 milhões de fiscalizações, um aumento de 10.000% comparado à fiscalização tradicional. Antes do Canal Verde Brasil, a agência tinha aproximadamente 1,4 milhões de veículos cadastrados. Hoje, registra em torno de 1,8 milhões de cadastros.

Como funciona


A fiscalização e o fluxo de transportes são monitorados ininterruptamente e a geração de dados estatísticos é realizada por meio da captura ótica de caracteres da placa do veículo, conhecida como OCR (Optical Character Recognitions), combinado com formas de identificação de veículo, em especial da leitura por meio de rádio frequência de chip acoplado.

A plataforma também fomenta as informações para o planejamento logístico nacional, com o fornecimento de indicadores econômicos e financeiros, permitindo a integração da base de dados de agências de governo.

De acordo com a ANTT, o controle do Canal Verde Brasil reduz o custo da parada do transporte para a fiscalização e possibilita o aumento da oferta de veículos de carga, bem como a segurança nas operações de transporte.

O objetivo é que a plataforma, com o tempo, consolide o OEA (Operador Econômico Autorizado) no país. O OEA tem o propósito de controlar os fluxos de exportação e importação e servirá para tornar o Brasil mais competitivo no mercado internacional.

Além disso, o Canal Verde Brasil também está instituindo uma política de certificação de qualidade aos transportadores que assegurem operações mais eficientes e com maior qualidade na prestação de serviços, evitando interrupções nas viagens e reduzindo o Custo Brasil.

Com informações da ANTT


CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte