Chris standing up holding his daughter Elva
A 21ª Pesquisa CNT de Rodovias mostra que 70% (3.249 km) das vias avaliadas no Estado do Maranhão apresentam algum tipo de deficiência, sendo consideradas regulares, ruins ou péssimas. Por outro lado, 30% (1.398 km) foram classificadas como ótimas ou boas.

A Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte percorreu 4.647 km no Estado. O levantamento da CNT avalia as condições do pavimento, da sinalização e da geometria da via do país.

Em função das deficiências identificadas no pavimento das rodovias maranhenses, o custo operacional do transporte tem um acréscimo de 32,8%. De acordo com o estudo, para a reconstrução, a restauração e a manutenção dos trechos danificados nas rodovias avaliadas, são necessários mais de R$ 2,7 bilhões em investimentos.


DETALHAMENTO DAS CONDIÇÕES

Pavimento


No pavimento, são consideradas as condições da superfície da pista principal e do acostamento. A pesquisa classificou o pavimento como regular, ruim ou péssimo em 57% da extensão avaliada no Maranhão, enquanto que 43% foram considerados ótimos ou bons; 51,5% da extensão pesquisada apresentou a superfície do pavimento desgastada.


Sinalização


Nessa variável, são observadas a presença, a visibilidade e a legibilidade de placas ao longo das rodovias, além da situação das faixas central e laterais. O estudo apontou que há problemas de sinalização em 83,2% da extensão avaliada (classificação regular, ruim ou péssimo). Em 16,8%, o estado é ótimo ou bom. Ao analisar os trechos onde foi possível a identificação visual de placas, 62,9% apresentaram placas desgastadas ou totalmente ilegíveis.


Geometria da via


O tipo de rodovia (pista simples ou dupla) e a presença de faixa adicional de subida (3ª faixa), de pontes, de viadutos, de curvas perigosas e de acostamento estão incluídos na variável Geometria da Via. A pesquisa constatou que 64,8% da extensão pesquisada não tem condições satisfatórias de geometria; 35,2% tiveram classificação ótimo ou bom nesse aspecto. O Estado tem 98,4% da extensão das rodovias avaliadas de pista simples de mão dupla.


Pontos críticos


A pesquisa identificou, ainda, 19 trechos com buracos grandes, dez com erosões na pista e um com ponte caída, que colocam em risco o condutor ao trafegar pelas rodovias dessa Unidade da Federação.

Investimentos em 13 anos


O valor autorizado pelo governo federal para investimentos em infraestrutura rodoviária no Maranhão foi de R$ 4,24 bilhões, dos quais R$ 3,23 bilhões (76,2%) foram pagos. Entre 2004 e 2016, a maior parte dos recursos foi alocada em intervenções de manutenção, que se concentraram no período de 2009 a 2014. As ações de adequação foram mais expressivas entre 2013 e 2016 e na BR-135. 


Acidentes


Foram registrados 1.513 acidentes em 2016, que custaram R$ 233,89 milhões ao país.

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