Chris standing up holding his daughter Elva
?Em um evento para a imprensa, a Scania deu uma mostra da nova geração de caminhões, que já circula em países europeus há cerca de dois anos. O pré-lançamento objetivou preparar os mercados brasileiro e latino-americano para a chegada dos veículos, cujas encomendas começarão na segunda quinzena de outubro, com expectativa de entrega em fevereiro de 2019. O cenário da ação foi a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), escolhida simbolicamente pelo pioneirismo – e também por ser “a única, fora da Suécia, a fabricar o caminhão inteiro, de parachoque a parachoque”, como enfatizou Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America. 

A linha apresentada reafirma o compromisso anteriormente assumido pela marca com a descarbonização. Dessa vez, a novidade não girou em torno da adaptação a combustíveis verdes, mas do aumento da eficiência, com economia total de diesel na ordem de 12%. Esse número é viabilizado por um somatório de diversos ajustes, incluindo a revisão da aerodinâmica. Nesse quesito, porém, o aperfeiçoamento mais significativo foi a adoção dos motores com tecnologia de alta pressão, responsáveis por 8% da redução de consumo. Aspectos cosméticos não foram negligenciados, de modo que a cabine foi totalmente renovada, por dentro e por fora. 

A linha que entrará em circulação aproveita criativamente duas características já conhecidas – a montagem modular e a conectividade total – para oferecer um produto altamente customizável. Agora, os clientes poderão comprar frotas sob medida com um nível inédito de detalhamento graças a uma plataforma de simulações que estará disponível no site da Scania. A coleta de dados em tempo real, por sua vez, ajudará a aperfeiçoar os veículos já adquiridos com assistência online, levando em conta, por exemplo, trajeto e carga.

A abordagem muda consideravelmente os trabalhos de venda e pós-venda da marca. “Estamos saindo daquele modelo de vendedor que entrega a cotação para um consultor que vai se sentar ao lado do cliente e discutir com profundidade a estrutura do negócio dele, entendendo a composição de receitas e custos para a melhoria da performance econômica”, detalha Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. Como parte da estratégia de divulgação, a empresa investiu, ainda, em uma web série, que transmitirá uma viagem das novas máquinas pelas estradas brasileiras, argentinas, chilenas e peruanas. 



CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte