Chris standing up holding his daughter Elva
?A inovação vem sendo considerada um dos mais importantes ativos intelectuais do mundo. No Vale do Silício, localizado na Califórnia (EUA), um dos principais polos globais do assunto, mentes privilegiadas pensam em problemas sob diferentes óticas e apresentam soluções criativas para resolvê-los. Além disso, abraçam o novo sem medo e entendem erros como oportunidades. Buscando compreender os mecanismos da inovação e a melhor maneira de aplicá-los para solucionar os problemas do transporte brasileiro, uma comitiva de gestores do setor participou, em setembro, da Extensão Internacional Vale do Silício 2018, iniciativa promovida pela CNT, pelo SEST SENAT e pelo ITL e organizada pela HSM.

 
Clique aqui para baixar o material com informações sobre os temas abordados durante a realização da Extensão e um breve resumo das apresentações e das visitas?

 
A extensão faz parte do projeto Inovação e Tecnologias Exponenciais para a Transformação do Setor de Transporte e incluiu, no roteiro, apresentações e visitas técnicas ao tradicional polo de tecnologia. Esse foi o quarto evento promovido pelo Sistema CNT junto com a HSM. Três outros encontros com a mesma temática já foram realizados, em São Paulo, e um último está previsto para ocorrer em novembro, também na capital paulista.

 
“Esses encontros são importantes para conectar os transportadores brasileiros com o que há de mais moderno e inovador no mundo. Mergulhar nessa combinação de conhecimento, capital financeiro e ousadia faz com que os gestores tenham uma compreensão mais ampla e precisa das mudanças exponenciais que a revolução tecnológica está provocando e promovam, assim, a modernização das empresas brasileiras”, acredita o presidente da CNT, Clésio Andrade.

 
Entre as iniciativas compartilhadas, destaca-se, por exemplo, a Mediar, empresa mineira atuante no Vale do Silício desde 2008 e desenvolvedora de uma plataforma que usa análise de dados e algoritmos para prover serviços de previsibilidade de vendas em varejo e incrementar os modelos de logística e distribuição conectados. Os gestores brasileiros também tiveram a oportunidade de aprender com o managing director da Flixbus, empresa que desenvolveu uma combinação de startup de tecnologia, plataforma de e-commerce e transporte sustentável.

 
Para a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, encontros como esse são uma oportunidade para pensar o futuro do transporte. “Nosso intuito, ao permitir que gestores do transporte participem de eventos desse porte, é proporcionar uma reflexão sobre o caminho que precisamos seguir para garantir o desenvolvimento do setor, em termos operacionais e gerenciais”, afirma ela.

 
Na visão do diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, as discussões realizadas durante as visitas ao Vale do Silício revelam a necessidade de se criar um ambiente de inovação dentro das empresas e das organizações. “A inovação já está acontecendo agora. Não é um futuro distante. Precisamos estar atentos às transformações e proporcionar um ambiente favorável à busca de soluções alternativas e criativas para os antigos problemas que enfrentamos.”

 
O roteiro dos gestores incluiu ainda visitas a locais como Foxtrot Systems, empresa que trabalha com inteligência artificial na análise de diversas variáveis para otimizar rotas de entrega em tempo real; Geospago, que usa geolocalização para criar uma visibilidade única e integrada para diferentes processos de negócios; e outras empresas e organizações reconhecidas pela experiência em inovação como Tesla, Google, IBM e Singularity University ¬– referência mundial no assunto. “O setor de transporte brasileiro ainda tem um longo caminho a percorrer quando se trata de inovação. No entanto, as experiências vivenciadas nos mostram que seguimos na direção certa, alinhados com o que o mundo prepara e espera para o futuro próximo”, destaca o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes.

 

ENTREVISTA


Pensamento exponencial


 
PascalFinetteSingularityUniversity20151.jpgPascal Finette é cofundador da cadeira de empreendedorismo e inovação da Singularity University. Seu trabalho tem foco nos impactos globais e culturais da tecnologia. Durante a missão dos gestores do transporte ao Vale do Silício, ele proferiu uma palestra sobre modelos exponenciais.

 
A tecnologia evolui de forma exponencial, mas o nosso pensamento se projeta linearmente. Qual o impacto disso na forma como percebemos e nos adaptamos às tecnologias em nossa vida?
Recentemente, a tecnologia avançou e passou a se mover numa curva exponencial acelerada. Isso significa que existe esse hiato entre a habilidade de entender de forma intuitiva e o futuro que nós atualmente buscamos. Nós necessitamos fazer duas coisas. A primeira é nos educar e fazer uma rígida combinação por trás da tecnologia para compreender como ela parecerá em cinco ou dez anos. Mas o que eu acho mais importante é que precisamos nos forçar a fazer uma pausa e acessar o que isso significa atualmente. É muito fácil dizer o que os computadores irão se tornar, já que eles se modificam muito rapidamente a cada dois anos. Então, em dez anos, eles serão até cem vezes melhores. Mas a questão é: o que isso realmente significa para mim e para o meu negócio? Eu acredito que essas são as duas habilidades que precisamos aprender como líderes no mundo.

 
É possível pensar exponencialmente?
Eu acredito que podemos nos treinar a pausar, parar e exercitar o pensamento exponencial para os problemas que vemos no mundo. A única coisa necessária é que entendamos e vejamos essas mudanças exponenciais e confiemos em como nos sentimos, algo próximo da nossa intuição. Então, pare, pause e depois reflita sobre os problemas do futuro.

 
Como isso impacta as organizações?
Uma grande necessidade para nós, como seres humanos, é mudar nossos pensamentos e modelos para esse novo mundo. Isso se torna cada vez mais importante no contexto de uma empresa, comunidade ou sociedade. Você precisa entender essas forças. Elas são tão poderosas e podem vir tão repentinamente que, se você não estiver preparado, esbarrará em uma questão proposta por Ernest Hemingway. O escritor disse que essas mudanças estão vindo tão repentinamente que nos sentimos lineares no começo, mas, depois, apenas por causa da curva exponencial, começamos a perceber um forte movimento em direção ascendente no fim do processo. O exemplo clássico para mim é o smartphone. Antes de termos o iPhone, os telefones pareceram iguais por muito tempo. O iPhone não foi o primeiro smartphone, mas eles não eram muito inovadores. Depois, algo aconteceu. Acho que foi a combinação da maneira certa de se fazer, no lugar certo: computadores tecnológicos, bons softwares. Tudo isso veio junto e se tornou uma disrupção tão massiva que abriu toda a indústria. Eu acredito que é importante, no mundo corporativo, que aprendamos a ver esses sinais e os combinemos para que eles se tornem interessantes e disruptivos.

 
O que são organizações exponenciais? Quais são suas características? O que as diferencia das organizações lineares?
São empresas que possuem ferramentas, práticas e mentalidade para trabalharem nesse novo mundo. Eu acredito que a maneira mais fácil de pensar as organizações exponenciais é entender que elas realmente têm força, empoderamento e mentalidade para reconhecerem as mudanças do mundo. Elas também criaram uma cultura interna, com processos e ferramentas que permitem trabalhar essas tecnologias. Isso gerou a possibilidade de experimentar muitas ideias. Além disso, elas puderam ver o que está acontecendo no mundo, gastaram tempo compreendendo o futuro e, também, aprenderam com esses experimentos. Outra característica é a habilidade de entender que as falhas são aprendizado e que isso transforma a organização.

 
Qual é o papel das lideranças nesses cenários?
Eu acredito que as pessoas são a parte mais importante que existe em uma empresa, são as condutoras para promover essas mudanças. Sem pessoas, nada acontece. Então, como liderança, você deve realmente pensar sobre como alcançar os desafios corretos, como manter os talentos da organização felizes e produtivos e como você os empodera para que eles façam o seu melhor. Pessoas têm um incrível poder e o mais importante aspecto de um negócio. Existe uma citação feita por Herb Kelleher, fundador da South West Airlines: “os negócios são as pessoas de ontem, hoje e amanhã”. Isso é como uma verdade universal sobre negócios. Nós vemos muitas tecnologias atualmente, como a inteligência artificial, por exemplo, mas elas realmente dependem de pessoas.

 
CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte