Chris standing up holding his daughter Elva
?Quem quer trabalhar como motorista de ônibus, de veículos de emergência, de transporte de escolares, de transporte de produtos perigosos e de cargas indivisíveis precisa realizar cursos de formação especializada. Isso porque essas são atividades que exigem dos condutores conhecimentos específicos e o desenvolvimento de habilidades que garantam a operação correta e segura. 

A exigência dos cursos está prevista na resolução 168 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Publicada em 2004 (e já atualizada algumas vezes desde então), é ela que estabelece, entre outras coisas, as normas e os procedimentos para a formação especializada de motoristas. 

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) oferece os cursos especializados e, também, as atualizações – que devem ser realizadas a cada cinco anos. Para trabalhadores de empresas de transporte com o cadastro em dia no SEST SENAT os cursos são 100% gratuitos. A instituição atua há 25 anos na formação de profissionais para o transporte.  

Veja, abaixo, quais são os cursos regulamentados pela resolução 168 do Contran que são oferecidos pelas unidades do SEST SENAT. Atenção: os requisitos para matrícula podem variar em razão de legislações específicas e em cada Unidade da Federação. Verifique com o SEST SENAT mais próximo de você? quais são os requisitos na sua localidade e a documentação necessária para efetuar a matrícula.  

Curso para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros


Essa formação é exigida para quem quer atuar como motorista de ônibus. O curso de formação tem carga horária de 50 horas/aula. 

Os requisitos para a matrícula são: ser maior de 21 anos; estar habilitado, no mínimo, na categoria D; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da carteira de habilitação, pena decorrente de crime de trânsito e não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. 

Os módulos abordam: legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros; respeito ao meio ambiente e convívio social; e relacionamento interpessoal. 

O curso de Atualização para Condutores de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiros tem duração de 16 h/a. 

Curso para Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos


Essa formação é exigida para quem quer trabalhar como motorista no transporte de produtos perigosos. É o caso, por exemplo, de líquidos inflamáveis, explosivos, gases comprimidos, substâncias radioativas, entre outros. Esse é um tipo de operação que exige muito cuidado e habilidade para que seja garantida a segurança do motorista, das outras pessoas no trânsito e do meio ambiente. O curso tem 50 horas/aula. 

Os requisitos para fazer o curso são: ser maior de 21 anos; estar habilitado na categoria B, C, D ou E; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito e não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Nos módulos, são abordados os seguintes temas: legislação de trânsito (que trata sobre temas como legislação específica e normas sobre o transporte de produtos perigosos; responsabilidade dos condutores durante o transporte; documentação e simbologia sobre os produtos transportados; registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo; infrações e penalidades); direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e prevenção de incêndio; e movimentação de produtos perigosos (que trata das classificações dos produtos, sua simbologia, reações químicas, regulamentações, efeitos de cada um sobre o meio ambiente, além do comportamento preventivo e dos procedimentos em caso de emergência). 

O curso de atualização, que deve ser realizado a cada cinco anos, tem duração de 16 h/a. 

Curso para Condutores de Veículos de Emergência


Esse curso tem duração de 50 horas/aula. Os requisitos para participar da formação são: ser maior de 21 anos; estar habilitado em uma das categorias A, B, C, D ou E; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito e não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Nos módulos, o motorista aprende sobre: legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social; e relacionamento interpessoal. 

A atualização, realizada a cada cinco anos, tem duração de 16 h/a. 

Curso para Condutores de Veículos de Transporte de Carga Indivisível 


São consideradas cargas indivisíveis as cargas unitárias, materiais, implementos, partes estruturais ou partes de máquinas e equipamentos de dimensões e pesos excedentes. Transportar esse tipo de material é uma operação que tem alguns riscos e, por isso, requer cuidados especiais. Além disso, são necessárias autorizações especiais para o transporte. 

O curso tem duração de 50 horas/aula. Os requisitos exigidos do motorista são: ser maior de 21 anos; estar habilitado na categoria C ou E; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito e nem estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. 

Nos módulos, são abordados os seguintes temas: legislação de trânsito (que trata, entre outros temas, da responsabilidade do condutor durante o transporte e da documentação e simbologia sobre os produtos transportados); direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e prevenção de incêndio; e movimentação de carga (que trata das definições, dos efeitos e das consequências do tráfego desse tipo de carga e da autorização especial de trânsito, do comportamento preventivo do condutor para cada tipo de produto transportado e dos procedimentos em caso de emergência). 

O curso de atualização, que deve ser realizado a cada cinco anos, tem 16 h/a. 

Curso para Condutores de Veículos de Transporte Escolar


É o curso que habilita motoristas que querem realizar o chamado transporte escolar. A carga horária é de 50 h/a. Essa formação é necessária, pois esse tipo de transporte obedece a normas específicas e requer cuidados especiais dos condutores. 

Os requisitos para se matricular são: ser maior de 21 anos; estar habilitado, no mínimo, na categoria D; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito e não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Nos módulos, o curso aborda: legislação de trânsito; direção defensiva; noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social; e relacionamento interpessoal. 

A atualização tem duração de 16 h/a. 

Como se matricular


A documentação exigida para quem quer se matricular pode variar de acordo com a Unidade, em razão de normas específicas. Por isso, para saber mais informações, entre em contato com a Unidade do SEST SENAT mais próxima. Os cursos são presenciais. 

Todas as capacitações do SEST SENAT são gratuitas para trabalhadores do transporte com cadastro regular junto à instituição. 

Você pode verificar o calendário de cursos e o valor das capacitações para a comunidade na página da Unidade do SEST SENAT mais próxima, que pode ser acessada por meio deste link: www.sestsenat.org.br/Paginas/encontre-sest-senat 

Cursos de aperfeiçoamento


Para aprimorar ainda mais o trabalho, os motoristas também contam, no SEST SENAT, com cursos realizados com o simulador de direção destinados a motoristas do transporte de cargas e de passageiros. 

A tecnologia permite que os condutores realizem treinamento para adotar práticas corretas de direção e manobra, que reduzem o consumo de combustível e desgaste do veículo, e para enfrentar desafios e situações de risco que existem no dia a dia por meio da prática simulada. 


Amplie seus conhecimentos com cursos gratuitos a distância 


Além dos cursos presenciais, o SEST SENAT oferece mais de 200 cursos a distância. Todos eles são gratuitos e certificados. Os cursos são uma forma de ampliar conhecimentos sobre o transporte e de aprender sobre outros assuntos. Dessa forma, você enriquece o seu currículo e adquire novas habilidades para o mercado de trabalho. 

Acesse ead.sestsenat.org.br?, conheça e matricule-se.


CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte