Chris standing up holding his daughter Elva

Projetos voltados à promoção do desenvolvimento e da inovação no setor de transporte foram construídos e debatidos durante o workshop Inovar, Capacitar, Avançar, promovido pelo SEST SENAT em conjunto com o mediaX, iniciativa da Universidade de Stanford, e em parceria com a CNT e com o ITL (Instituto de Transporte e Logística). A capacitação teve como propósito preparar lideranças do transporte para implementar ações com foco na visão estratégica do setor e, com isso, torná-lo ainda mais eficiente, seguro e preparado para novas demandas.

Durante dois dias e meio, os participantes do workshop assistiram a palestras que apresentaram tendências e metodologias capazes de contribuir para a construção de soluções inovadoras e de novos processos para o setor. Além disso, foram debatidos os principais desafios para que o transporte brasileiro avance e incorpore as transformações sociais, econômicas e tecnológicas atuais.

Em seguida, houve uma dinâmica de construção de projetos relacionados a desafios enfrentados pelos transportadores. As ideias discutidas estão relacionadas à visão estratégica do setor, que constará no road map do transporte brasileiro, documento em construção pelo ITL em conjunto com representantes de todos os modais. Ao final do encontro, as propostas foram apresentadas e avaliadas por professores e pesquisadores da Universidade de Stanford.

"Essa foi uma oportunidade ímpar de todos os modais de transporte estarem juntos pensando o futuro. Os desafios são imensos, mas nada que não seja superado com planejamento e com um pensamento racional do que deve ser feito", avaliou um dos participantes, Raul de Souza, consultor da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e representante do setor aéreo no workshop.

Os aprendizados e as dinâmicas desenvolvidas durante o evento deverão ser multiplicados pelos participantes, no âmbito das organizações e dos segmentos que representam, de modo que todo o transporte busque promover a transformação e a inovação. "Receber novas ideias de pessoas que têm um know how muito grande nas áreas de transporte e novas tecnologias nos provoca para que saiamos da zona de conforto, do dia a dia, para pensarmos no futuro. Eu vou levar tudo isso que a gente aprendeu, multiplicar e tentar trazer novas ideias para agregar valor a esse projeto", disse André de Simone, representante dos jovens empresários do transporte rodoviário de cargas.

O workshop integra as atividades decorrentes da adesão do SEST SENAT ao mediaX, programa da Universidade de Stanford que promove parcerias setoriais e acadêmicas para analisar o impacto das tecnologias sobre a sociedade.

Leia também: 

Estratégias para a tomada de decisões favorecem desenvolvimento e inovação

Workshop debate inteligência artificial no setor do transporte
CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte