As startups selecionadas na primeira fase do
Conecta – Programa de Impulso a Startups começaram a apresentar, nesta quarta-feira (20), as soluções inovadoras que desenvolveram para contribuir com o transporte e a logística no Brasil. As tecnologias foram detalhadas em um encontro que é realizado em Belo Horizonte (MG), com a participação de investidores e representantes do setor de transporte. O evento marca a abertura oficial do programa, desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em parceria com o BMG UpTech, e ocorre até esta quinta-feira (21).
As apresentações foram feitas pelas empresas a uma banca que escolherá as 25 melhores ideias. Na próxima fase, essas 25 startups participarão de oito encontros presenciais, com duração de três dias cada, com consultoria e treinamento ministrado pela FDC (Fundação Dom Cabral). Desse grupo serão selecionadas até cinco startups para a fase final, que receberão, por um mês, aceleração nos Estados Unidos e ainda terão a oportunidade de realizar treinamento na sede da Plug In Play, empresa localizada no Vale do Silício.
O diretor da CNT para Assuntos Internacionais, Harley Andrade, destaca a qualidade das empresas selecionadas. "A primeira etapa do Conecta deixou a melhor impressão possível tanto pela maturidade, quanto pela qualidade dos produtos que estão sendo colocados. Estamos conseguindo trazer soluções inovadoras que criam um novo patamar de desenvolvimento para o setor de transporte", avalia.
Para o CEO do BMG UpTech, Rodolfo Santos, a parceria com a CNT foi fundamental para a aderência do programa no setor de transporte e para trazer as melhores soluções. "Podemos selecionar as melhores propostas e projetos para o setor, e a parceria com a CNT foi fundamental para esse processo. É gratificante ter essa parceria com a instituição por ela estar atenta às inovações que acontecem no mundo."
Uma das selecionadas para a primeira fase do Conecta foi a Truck Vision, que desenvolveu um retrovisor inteligente para diminuir o número de acidentes e, consequentemente, os custos para as empresas. Para o diretor da startup, Henrique Bernardo, além de dar a oportunidade de expor o produto desenvolvido pela empresa, o Conecta ainda encurta a distância entre as inovações e as empresas do setor de transporte. "O projeto traz conexões entre as tecnologias e novos negócios e está nos levando até o nosso cliente, trazendo novas oportunidades."
Desenvolvido pela CNT, em parceria com o BMG UpTech (braço do grupo BMG voltado para a inovação), o Conecta também conta com a parceria da Fundação Dom Cabral e o apoio da Bossa Nova Investimentos e da Nxtp.Labs.