Notícias

12/09/2018
Terminal de Ponta da Madeira (MA) lidera movimentação portuária de cargas

Dados constam do Relatório Semestral de Movimentação de Cargas, elaborado pela ATP

Foto: Arquivo CNT


O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), da Vale, foi o que registrou maior movimentação de cargas no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do Relatório Semestral de Movimentação de Cargas elaborado pela ATP (Associação de Terminais Portuários Privados). Segundo a entidade, o Porto de Santos (SP) aparece em segundo lugar, seguido pelo Terminal de Tubarão (ES), Porto de Itaguaí (RJ) e Porto de Paranaguá (PR). O levantamento aponta que o setor portuário privado obteve crescimento de 1,5%. 

A principal carga movimentada nos TUPs (Terminais de Uso Privado) foi o granel sólido com participação de 65%, seguido por granel líquido (25%), carga geral (6%) e contêineres (4%). Esse último segmento teve crescimento de 7,7% em relação ao primeiro semestre de 2017 e movimentou 1,4 milhão de TEUs (unidade de contêiner de 20 pés).

“O resultado acompanha a tendência de crescimento econômico mundial, além de comprovar a vocação e a expertise do setor privado no segmento portuário, que vem promovendo expansões e investimentos estruturais nos terminais autorizados”, avalia o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa.

Com informações da ATP 








Agência CNT de Notícias