Com 52,8% dos votos válidos, a candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, está na frente da corrida presidencial, de acordo com a 107ª Pesquisa CNT/Sensus. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 47,2% dos votos. Na rodada anterior, a pesquisa apontava Dilma com 52,3% dos votos válidos e Serra com 47,7%.

O levantamento foi divulgado nessa quarta-feira (20), aqui no site da Confederação Nacional do Transporte (CNT). A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais e 2 mil pessoas foram entrevistadas entre os dias 18 e 19 de outubro de 2010, em 136 municípios de 24 estados.

Na pesquisa estimulada, 46,8% dos eleitores pretendem votar na candidata governista, enquanto 41,8% devem votar no candidato da oposição. Votos brancos e nulos somam 4,1% e não sabem/não responderam, 7,2%.

Na pesquisa espontânea, Dilma tem 45,3% das intenções de voto enquanto Serra tem 40,6%. Brancos e nulos chegam a 4,1% e não sabem/não responderam, 9,5%. Outros nomes citados aparecem com 0,2% e o atual presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, que não é candidato, tem 0,3%.

Rejeição

O índice de rejeição de Dilma permaneceu estável, com 35,2%. Na edição anterior da CNT/Sensus, o percentual de eleitores que não votaria na candidata era de 35,4%. Já para Serra, o indicador variou para cima, e passou de 37,5% no levantamento anterior para 39,8% na análise atual.

Debate

Em relação ao debate eleitoral realizado pela emissora RedeTV!, no último domingo (17), 22,6% ouviram falar sobre o programa, 16,5% assistiram parte e 15,1% assistiram todo o programa. Outros 43,8% não ouviram falar ou não tiveram conhecimento do programa.

Ainda em relação ao programa, 53,5% dos eleitores entrevistados qualificaram o desempenho do peessedebista como melhor, enquanto 46,5% elegeram a petista mais satisfatória.

Programas

A 107ª rodada da Pesquisa CNT/Sensus mostra que 50,1% dos entrevistados elegeram a propaganda de José Serra como a melhor campanha. Outros 49,9% avaliaram a publicidade petista como a melhor propaganda, independente da opção de voto.

A pesquisa mostra, ainda, que 54,7% dos entrevistados acompanham as propostas dos candidatos pela televisão; 5,1% pelas rádios e 8,7% pelos dois veículos. Outros 21,5% dos eleitores questionados ouviram falar ou conversaram sobre o assunto e 8,3% não ouviram falar ou não tiveram conhecimento das propagandas.

Confira aqui a íntegra da 107ª Pesquisa CNT/Sensus

Érica Abe