Resumo da notícia

Nesta sexta e neste sábado, competidores participam da prova final no simulador do SEST SENAT.

Cinquenta motoristas de caminhões de todas as partes do Brasil disputam, no simulador de direção do SEST SENAT, em Porto de Galinhas (PE), quem será o vencedor do 8º Rodeio de Caminhões.

Na fase final, que acontece nesta sexta-feira (24) e nesse sábado (25), os competidores participam de uma prova que simula um percurso de 4,5 km em uma rodovia. Os cinco melhor classificados terão vaga garantida na finalíssima, que ocorrerá no sábado à noite.

Na prova final, os competidores simularão uma descida de serra. Entre os obstáculos que terão de enfrentar, estão neblina, lama, chuva e pedestres. Além disso, os motoristas serão avaliados em critérios de infrações, tais como: conduzir fora da pista; não utilizar luzes em condições adversas; não respeitar o farol ou sinais de parada. Condutas na direção também são consideradas, como o correto uso dos freios.

Carlos Henrique Souto, motorista da RC Transporte e um dos participantes, conta que o simulador apresenta situações idênticas às do cotidiano nas estradas. "A sensação que nos passa é a mesma de quando estamos dirigindo, em aspectos de direção defensiva, como tempo de visão e distância de seguimento. Isso mostra para nós, motoristas, que podemos aplicar no nosso cotidiano as boas práticas, que são um modo de manter a segurança no trânsito."

O instrutor da unidade do SEST SENAT em Cabo de Santo Agostinho (PE), Luciano Albuquerque, destaca que, com o uso do simulador no treinamento dos motoristas profissionais, é possível prepará-los para enfrentar situações adversas sem colocar os profissionais em risco. "Com isso, o condutor passa a se comportar de uma forma melhor ao volante. E o impacto aparece não somente no aumento da segurança mas também na redução do consumo de combustível e na conservação das peças do veículo. Dá para aliar a parte educacional com a parte técnica."

O SEST SENAT oferece mais de 30 cursos com o simulador de direção para o treinamento de motoristas profissionais.

Rodeio de Caminhões

A 8ª edição do Rodeio contou com etapas classificatórias em Maringá (PR), Paulínia (SP), Brotas (SP) e Anápolis (GO). A premiação para o vencedor será um carro zero quilômetro; o segundo colocado ganha uma moto; o terceiro, uma TV; e o quarto e o quinto colocados ganham um tablet.

Ao longo de todas as etapas, participaram 200 motoristas, representantes de mais de 40 transportadoras. Para competir, os profissionais deveriam trabalhar em uma transportadora que tivesse atingido uma série de indicadores de performance de segurança no período de um ano. Os motoristas também deveriam ter um histórico de zero violação, sem terem apresentado picos de velocidade e com um rigoroso cumprimento das regras de jornada de trabalho.

O rodeio é uma iniciativa da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, que utiliza o evento como forma de investimento em ações e treinamentos de segurança.

Reportagem: Carlos Teixeira