Pela primeira vez, o Aeroporto Internacional dos Guararapes registrou a movimentação de mais de cinco milhões de passageiros entre voos nacionais e internacionais. Os dados, referentes ao ano passado, foram totalizados na última quinta-feira (21) pela Infraero. No geral, entre 2008 e 2009 a movimentação de passageiros cresceu em 12%.

Os voos domésticos representam o maior aumento. O número de embarques cresceu em 14% no ano passado se comparado a 2008. Já os desembarques cresceram em 12%. O aumento, entre outros fatores, está ligado à preferência dos turistas pelo avião (45%) como meio de transporte para chegar ao estado, segundo aponta pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur).

O mês de outubro foi o grande responsável pelo aumento no número de passageiros. No balanço geral (entre vôos domésticos e estrangeiros e entre embarques e desembarques), o período chegou a registrar um crescimento de 34% em 2009 – comparado com o mesmo período de 2008.

A movimentação de aeronaves nos pátios do aeroporto também aumentou entre os dois anos citados. Em vôos nacionais, o crescimento chegou quase aos 3%, entre pousos e decolagens, isso representa um acréscimo de mais de mil e setecentas aeronaves chegando ou saindo do Estado. Os vôos internacionais tornaram o índice ainda maior, chegando aos 8%.

Em 2009 Pernambuco recebeu novos voos captados pela Empetur e operados por diversas companhias. Com isto, o Estado ganhou mais frequências para importantes mercados emissores, como Campinas, Brasília, São Paulo, Londrina, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Além disto, conexões com outras cidades nordestinas, como Salvador, Maceió e Aracaju, foram restauradas, ampliando a malha aérea pernambucana.