Chris standing up holding his daughter Elva

A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) divulga, pela primeira vez, os resultados do IDA (Índice de Desempenho Ambiental Portuário). Com o objetivo de medir o estágio da gestão ambiental em instalações portuárias, o IDA também estimula uma maior utilização do modal aquaviário. “O índice serve como um indicador, garantindo mais segurança ao setor e, também, atraindo empresas que buscam vincular suas marcas a portos com excelência ambiental”, afirmou Marcos Porto, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Antaq.

O IDA, apresentado nesta sexta-feira (19) na sede da Antaq, em Brasília (DF), demonstrou, segundo Marcos Porto, alguns índices de excelência similares a países desenvolvidos como Estados Unidos, Bélgica, Holanda e China. “A tendência é que o uso contínuo dessa ferramenta de avaliação pela administração portuária promova um ajuste de suas atividades de forma sustentável”, projetou o gerente da Antaq. Segundo ele, o IDA também serve de base de pesquisa para técnicos dos órgãos de controle de Estado, como órgãos ambientais e outros de regulação e fiscalização da atividade portuária.

De acordo com o Índice de Desempenho Ambiental Portuário divulgado, referente ao segundo semestre de 2014, o primeiro lugar em qualidade de gestão ambiental ficou para o Porto de São Sebastião (SP), que alcançou uma nota geral de 95,73%. Em seguida, está o Porto de Itajaí (SC), com 92,81%; Itaquí (MA), com 82,26%; e Paranaguá (PR), com 81,07%.

“É uma honra para nós essa colocação. Mas tivemos muito trabalho para chegar até aqui. O IDA, desde a sua primeira edição, nos motivou a nos adequar ao padrão de gestão ambiental sugerido. No primeiro índice, o de 2012, a nossa pontuação econômico-operacional, por exemplo, era de pouco mais de 70%. Neste último IDA, alcançamos 97,7% neste quesito, o que nos colocou em uma posição de destaque”, disse a bióloga Marcela Alves, que representou o Porto de São Sebastião no evento.

O Índice estará disponível no site da Antaq a partir da próxima terça-feira (19).

Indicadores do IDA

Os IDA, criado em 2012, possui 38 indicadores escolhidos com base em literatura técnica especializada, legislação ambiental aplicável e boas práticas observadas no setor portuário mundial.

Esses indicadores foram classificados em quatro categorias (econômico-operacional, sociocultural, físico-químico e biológico-ecológico) e 14 indicadores globais. O somatório dos valores correspondentes aos níveis de atendimento para os indicadores específicos fornece o resultado geral de desempenho ambiental da instalação portuária.

O IDA estabelece, para cada indicador, um conjunto de situações de atendimento (tributos) que determina em que estágio a gestão se encontra naquela categoria. Além disso, ele sugere níveis progressivos de atendimento para cada indicador, que, de acordo com as prioridades de cada interessado, podem ser utilizados como referências para a adoção de medidas de gestão ou regulação.


 

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte