Chris standing up holding his daughter Elva

O mercado de trabalho ganhou mais 39 profissionais especialistas em transportes. O grupo integra a 33ª turma da Especialização em Gestão de Negócios, promovida pelo SEST SENAT e coordenada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística). O curso, ministrado pela FDC (Fundação Dom Cabral) faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte que tem como objetivo capacitar gestores para contribuírem com o desenvolvimento do transporte brasileiro, de forma integrada em todos os modais. A formatura do grupo aconteceu no dia 7/11, em Florianópolis (SC).

Foram 18 meses intensos. “Uma verdadeira imersão em conhecimentos para “profissionais do transporte, com visão sistêmica dos modais, em que um pode contribuir com o outro, e sobretudo somar na evolução do segmento”, disse a coordenadora dos Programas de Especialização e Abertos Nacionais da FDC, Silene Magalhães. “Os alunos tiveram formação gerencial e de equipes, além de ferramentas para marketing, estratégias, pessoas, processos. Tenho certeza que todos saem com uma visão ampla para alavancar os negócios”, acrescentou.

Mais do que isso, a formação levou para a turma “o que há de mais moderno em gestão no mundo”, comentou o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes, que acrescentou mais características ao grupo: “eles estão capacitados para trabalhar com o mundo moderno, sobretudo aquilo que impacta nas empresas”.

Essas características engrandeceram o profissionalismo do grupo e consequentemente do setor. Tanto que o orador da turma, Jerry Longo, salientou que “atuar neste mercado não é para amadores e todas as empresas são profissionais”. Ele citou, em um discurso emocionante, momentos vivenciados pela turma, lembrando das dificuldades que marcaram o caminho. Palavras que despertaram lágrimas de orgulho e o sentimento de “valeu a pena cada momento vivido “ em cada um dos colegas. “Eu, particularmente, aprendi e evolui muito. Serei eternamente grato. Foi lindo, desafiador, engrandecedor o que vivemos”, ponderou o orador.

Também formando, Márcio Roberto Rodrigues falou da grandiosidade de cada colega da turma ao receber o diploma. “Essas pessoas que estão aqui são ímpares. É minha segunda pós-graduação. Já fiz mestrado e doutorado, fui professor, mas essa turma é impressionante. Somos os melhores”, destacou.

Diretor superintendente de uma empresa de transporte coletivo de passageiros, Carlos Henrique Pereira prestigiou três colaboradores que integraram a turma. A troca de experiência entre os modais, condição que a turma experimentou durante o curso, “impacta no crescimento do setor e dos gestores e torna o curso de alto nível”, destacou ele. “Eu consegui perceber isso claramente a cada semana em que os meus gestores estavam em curso. Agora a responsabilidade é maior. Eles voltam com o desafio de compartilhar as informações, o conhecimento”.

Projeto ousado do Sistema CNT, o Programa Avançado de Capacitação do Transporte tem o propósito de “incentivar e influenciar todo o setor transportador, nas atitudes dentro das empresas, no dia a dia da atividade transportadora”, explicou o diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte