A CNT (Confederação Nacional do Transporte) realizou, nesta quarta-feira (10), reunião com a ABiogás (Associação Brasileira do Biogás) para trocar conhecimentos sobre a aplicação de biogás para a produção de SAF, sigla para combustível sustentável de aviação. Além do biogás, o SAF também pode ser produzido a partir de recursos renováveis, como óleos vegetais, biomassa, gordura animal, gases residuais, entre outros produtos. Ele é considerado uma alternativa sustentável ao querosene de aviação (QAV), combustível derivado do petróleo e que é, atualmente, o mais utilizado pela indústria aérea.
O encontro foi coordenado pela diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende, acompanhada do analista ambiental da CNT Raflem Santos. Representando a ABiogás, estiveram presentes a presidente executiva, Renata Isfer, e a coordenadora de Relações Governamentais e de Comunicação, Carolina Sette. A ABiogás é favorável a uma maior participação de biometano na matriz energética e defende a implantação de corredores sustentáveis, de modo a ampliar o mercado de abastecimento no país.
Na ocasião, a diretora da CNT apresentou as publicações da Série Energia no Transporte. “A troca de informações com a ABiogás vem ao encontro da Série Energia no Transporte, da CNT, cujo propósito é incentivar a redução do consumo de combustível fóssil. Nosso material visa contribuir com o setor transportador, mostrando alternativas para a eficiência energética dos veículos pesados, como caminhões e ônibus, além de promover o uso de tecnologias menos poluentes”, ressalta Fernanda Rezende.
Pela Série Energia no Transporte, já foram publicados quatro volumes, que abordam o biometano, o hidrogênio renovável, a eletromobilidade e o diesel verde. Além de esclarecer o que é e como funciona cada uma dessas fontes, o material destaca o potencial energético de cada uma, principalmente como possíveis soluções para mitigar a atual emissão de gases do efeito estufa (GEE).
A Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) reúne especialistas e empresas em busca de aumento da participação do biogás na matriz energética brasileira. Um dos seus principais focos é atuar como canal de interlocução com a sociedade civil, os governos Federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro.
O biogás é um recurso energético renovável que deriva da decomposição de matéria orgânica. Sua constituição é, em sua maioria, metano e gás carbônico. A principal origem de produção se dá em aterros sanitários, que coletam e tratam os gases produzidos pelo lixo, e que seriam liberados na atmosfera.