Chris standing up holding his daughter Elva

Começa nesta quinta-feira, 12, o 1º Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 – Nordeste. Realizado pelo Sistema CNT e promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), o evento vai capacitar em avaliação veicular ambiental e da qualidade do diesel técnicos e coordenadores da região Nordeste. A programação contará com a participação das Federações de transportes e cargas de toda a Região Nordeste, além de representantes dos setores do transporte e do meio ambiente. O evento vai até amanhã e ocorre na sede do SEST SENAT em Natal (RN).


Considerado o maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil, o Despoluir tem como um dos principais diferenciais atender as empresas de caminhões e ônibus para realizar serviços ambientais gratuitos e compartilhar práticas ambientais. A iniciativa busca promover a sustentabilidade no transporte e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor e de toda a sociedade.


Em 15 anos de existência, o Despoluir já realizou mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. Já atendeu a mais de 55 mil transportadores, engajando-os em cuidados com o meio ambiente. As ações do Despoluir são realizadas pela CNT, em parceria com o SEST SENAT e as federações de cada estado afiliadas ao Programa.


O Despoluir também produz materiais diversos, como estudos, pesquisas, manuais, cartilhas e análises elaboradas especialmente para os transportadores. O objetivo do investimento do Sistema CNT no acervo é criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador brasileiro e contribuir com os esforços mundiais para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. Em 2019, o Despoluir foi reconhecido pelas Nações Unidas por ser um Grande Impulso da Sustentabilidade no país.


Os ganhos com tais iniciativas são percebidos desde o aumento da eficiência energética dos veículos – implicando também na redução de custos – até a melhoria das condições de saúde dos profissionais do setor. Somam-se aos resultados do Programa a promoção da educação para o meio ambiente e a diminuição da emissão de poluentes, dando às empresas do setor um diferencial competitivo, por priorizar o compromisso com práticas sustentáveis.


Saiba mais sobre o Programa Despoluir

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte