Pelo menos 14 pessoas morrem todos os dias nas rodovias federais brasileiras, em cerca de 190 acidentes com vítimas. As ocorrências geram custos sociais e econômicos. Para estimular o debate e contribuir para um trânsito seguro, a Confederação Nacional do Transporte lança, nesta quinta-feira (19.9), o Painel CNT de Consultas Dinâmicas de Acidentes Rodoviários, em Brasília. A partir das 9h30, o tema será debatido por representantes do setor transportador, da PRF (Polícia Rodoviária Federal), do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do Ministério da Infraestrutura.

O Painel, que poderá ser consultado no site cnt.org.br, está sendo lançado na Semana Nacional do Trânsito e oferece diversas possibilidades de análises sobre acidentes ocorridos nas rodovias federais brasileiras - nas diferentes regiões e Unidades Federativas. É possível comparar os dados dos estados, saber quais as rodovias que mais matam, quantos ciclistas e motociclistas morrem por ano nessas rodovias, qual o estado e a região com maior número de atropelamentos, entre outros.

As estatísticas compreendem um período de 12 anos (de 2007 a 2018), e haverá uma versão para dispositivos móveis, como telefone celular ou tablet. Também serão apresentados, durante a reunião, o estudo “Acidentes Rodoviários - Estatísticas Envolvendo Caminhões”, com dados gerais sobre esse tipo de ocorrência, e as ações do SEST SENAT na Semana Nacional do Trânsito.

De acordo com o presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, “esses produtos e essas ações demonstram o compromisso em apresentar soluções inovadoras para o setor transportador e para a sociedade como um todo, além de sensibilizar os motoristas sobre a importância da segurança no trânsito”.

Participe

Lançamento: Painel CNT de Consultas Dinâmicas de Acidentes Rodoviários

Data/Horário: 19.9 (quinta-feira), às 9h30

Local: SAUS, quadra 1, bloco J, Edifício Clésio Andrade (sede da CNT), Brasília (DF)