A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa terça-feira (29), da Reunião Participativa nº 3/2025 da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), realizada em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. O encontro teve como objetivo coletar contribuições da sociedade para a exploração indireta de trechos ferroviários federais subutilizados ou abandonados, por meio de outorgas por autorização.

O diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, integrou a mesa de debates e destacou a importância da reativação da malha ferroviária nacional para o fortalecimento da multimodalidade no transporte. “Nós, como operadores do setor, temos o papel de colaborar com o governo nesse processo. O setor privado precisa de atratividade, segurança jurídica e a certeza de que investir em ferrovias pode ser lucrativo”, afirmou.

Valter Souza também ressaltou o potencial competitivo do modal ferroviário. “Se a ferrovia for utilizada com sua plena capacidade, o frete poderá ser até 40% mais barato. No entanto, é fundamental priorizar trechos com mais de 200 quilômetros, pois operações em distâncias menores tendem a não ser viáveis economicamente para o investidor, para o dono da carga ou para o operador”, completou.

Também participaram da mesa o gerente de Regulação Ferroviária da ANTT, Fernando Feitosa, que presidiu a sessão; o superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner; a diretora de Obras e Projetos do Ministério dos Transportes, Maryane Araújo; e o superintendente de Projetos Ferroviários da Infra S.A., Diógenes Alvares.

Foto: Leonardo Sussuarana/ANTT

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte