A CNT (Confederação Nacional do Transporte) reforçou o seu papel de liderança nas discussões sobre sustentabilidade ao participar do painel “Descarbonização: desafios para a substituição dos combustíveis fósseis”, que aconteceu no Seminário Técnico/Jurídico do Setpesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de São Paulo), realizado nessa quinta-feira (28), em São Paulo. O evento reuniu especialistas, empresários e representantes do poder público para debater os principais desafios e as oportunidades na construção de um transporte rodoviário mais sustentável e eficiente no Brasil.
A Instituição foi representada pela gerente executiva ambiental da CNT, Erica Marcos, que apresentou uma abordagem técnica e estratégica sobre o tema, com um panorama das diferentes fontes energéticas que podem substituir os combustíveis fósseis, como o diesel verde, o biometano, o hidrogênio renovável, a eletromobilidade e as demais fontes alternativas. Segundo ela, a descarbonização envolve o pilar econômico e, para viabilizar a transição energética, é essencial pensar nos ganhos ambientais e econômicos para o transportador. “É fundamental que a fonte energética escolhida entregue valor ambiental e seja economicamente acessível. A curto prazo, vemos um grande potencial no diesel verde ou óleo vegetal hidrotratado. Já o BeVant, um biocombustível de produção nacional, apresenta potencial promissor, mas requer estudos aprofundados para comprovar sua viabilidade e atender plenamente às necessidades operacionais do transporte rodoviário”, destacou.
Na ocasião, Erica ressaltou que a análise comparativa da CNT sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais das diferentes opções energéticas. Ela enfatizou que, embora tecnologias como o hidrogênio renovável e a eletromobilidade sejam promissoras no longo prazo, o setor precisa de soluções viáveis e de implementação mais imediata.
O painel, mediado por Gentil Zanovello, presidente do Setpesp, também contou com a participação de nomes da indústria e de especialistas em combustíveis alternativos, como: a coordenadora da Assessoria de Mudanças Climáticas e Relações Internacionais da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), do Governo de São Paulo, Carina Dolabella; o diretor da Be8, Camilo Adduch; e o gerente de Comunicação da Mercedes-Benz, Curt Axthelm.
O painel de descarbonização faz parte de um conjunto de discussões estratégicas promovidas pelo Setpesp no seminário, que, neste ano, teve como tema “Transporte Rodoviário de Passageiros: a sustentabilidade com foco no meio ambiente, segurança e tecnologia”. Entre os principais tópicos, destacaram-se a incorporação de tecnologias avançadas, como inteligência artificial e telemetria, e a importância da regulação setorial para garantir a viabilidade econômica do transporte de passageiros.
O evento reuniu mais de 60 empresas do setor, representantes do poder público e especialistas em transporte, reafirmando o compromisso de promover a inovação e a sustentabilidade como pilares para o futuro do transporte rodoviário no Brasil.