A principal feira do transporte rodoviário de carga da América Latina foi inaugurada hoje com a presença de diversas autoridades e a expectativa de grandes negócios. Os realizadores estimam que, pelo menos, R$ 5 bilhões serão movimentados até 18 de outubro, quando os trabalhos serão encerrados. A Fenatran cresceu consideravelmente este ano, com 450 marcas expositoras – 29% a mais do que em 2017. O salão ocupa 90 mil m² da São Paulo Expo.

A abertura oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira, 14, com o corte simbólico de uma faixa. O presidente da CNT, Vander Costa, participou da cerimônia. Durante a solenidade, manifestou seu otimismo com o momento brasileiro, que aponta para uma retomada do crescimento econômico, ainda que lenta. “É realmente uma grande alegria participar da abertura da Fenatran em um momento em que a indústria mostra um grande investimento em tecnologia e inovação”, pontuou. “Em 8 meses de governo Bolsonaro, já podemos perceber a vontade de destravar, de desburocratizar, a economia brasileira. O primeiro passo foi a Reforma da Previdência, que está em fase final de votação no Senado. O que falta agora para destravar novos investimentos é a definição de um marco regulatório”, acrescentou, referindo-se ao ambiente legal para o setor privado investir em infraestrutura.

O presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Carlos Moraes, destacou que o crescimento virá com a diminuição do custo-Brasil e a efetivação da Reforma Tributária. Para ele, a retomada já começou, lembrando que a entidade projeta fechar o ano com 2,8 milhões de unidades vendidas, ou seja, um crescimento de 9,1% sobre 2018. No setor de pesados, a Anfavea já comemora a venda de 100 mil unidades até o mês de setembro deste ano.

Também participaram da abertura da Fenatran o governador de São Paulo, João Doria; o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; o senador Wellington Fagundes; o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior; Urubatan Helou, vice-presidente da NTC; Norberto Fabris, presidente da Anfir; a deputada federal Joyce Hasselmann; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Cauê Macris; o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Gustavo Leipnitz Ene; entre outros.

A reportagem viajou a convite da Anfavea.