Chris standing up holding his daughter Elva

No dia 6 de setembro, a Fetpesp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) firmaram um protocolo de intenções para a implementação do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD). 

O compromisso inclui a aferição sistemática da frota da federação, que conta com mais de 30 mil ônibus. A novidade é que técnicos da própria Fetpesp, cadastrados pela Cetesb, estarão habilitados a realizar as vistorias. “A Fetpesp vai poder emitir o chamado RMO (Relatório de Medição de Opacidade)”, detalha João Carlos Thomaz, coordenador do Programa Despoluir na Fetpesp. As medições alimentarão o banco de dados do PMMVD. A Fetcesp (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) também já participa da parceria. Saiba mais aqui.

Empresas que, eventualmente, tiverem multas pendentes poderão refazer o teste de opacidade de fumaça com as unidades móveis vinculadas à Fetpesp. Com o RMO em mãos, será possível obter um desconto de até 70% nos valores devidos. O trabalho de aferição será itinerante e contará com o valioso apoio do Despoluir - Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT e pelo SEST SENAT. O programa existe desde 2007 e já realizou cerca de 2,7 milhões de avaliações de caminhões e ônibus, tendo atendido mais de 51 mil transportadores. 


CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte