Chris standing up holding his daughter Elva

Durante toda esta semana, gestores do transporte ferroviário participam de um curso de extensão realizado pela Deutsche Bahn Rail Academy, organização do Grupo DB (Deutsche Bahn), na Alemanha. A iniciativa encerra a Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, oferecida pelo SEST SENAT e pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística), cuja primeira turma foi concluída em março. Os alunos da certificação estão acompanhados de representantes do Sistema CNT.

Nessa segunda-feira (20), os participantes visitaram a estação de Trem Central de Frankfurt, na qual foi apresentada a operação do local por onde passam, diariamente, 450 mil pessoas para mais de 2.000 destinos. Na sequência, eles visitaram a sede do Grupo DB, onde tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas e projetos inovadores, especialmente os treinamentos ferroviários com soluções de realidade virtual. O grupo de gestores também conheceu o funcionamento do Laboratório de Inovação da DB, onde são desenvolvidos diversos projetos e startups.

O presidente da CNT, dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, e do ITL, Vander Costa, que integra o grupo, classifica a oportunidade como única por possibilitar o intercâmbio com as melhores práticas internacionais de transporte intermodal. “Esse curso de extensão vem para agregar ainda mais à formação já realizada no Brasil. Estamos aqui em contato com o que há de mais moderno e inovador no mundo no âmbito da operação e dos serviços de mobilidade de passageiros e logística. A realização desse curso permite pensar em soluções que podem ser aplicadas na melhoria dos sistemas de transporte brasileiros”, afirma.

Vander Costa reitera que a missão também permite uma análise e atualização da metodologia dos cursos do SEST SENAT, bem como dos produtos desenvolvidos pela CNT.

Na programação da semana, estão previstas ainda visitas a obra de modernização de via da DB; ao Porto de Hamburgo; ao centro de manutenção de material rodante em Hamburgo; ao Ferroanel de Berlim; ao pátio de formação de trens Maschen, o maior da Europa; ao Sistema de Transporte Público Integrado VBB (trem, metrô, VLT, ônibus) de Berlim; e uma viagem a Hannover no trem de alta velocidade.

Pelo Sistema CNT, além do presidente da CNT, estão na Alemanha a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart; o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista; e o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes.

A certificação

Promovida pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e pelo SEST SENAT, a Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários formou 35 profissionais dos segmentos de cargas e de passageiros, entre os quais, especialistas e gestores das áreas de operação e manutenção. O curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte que também oferece a Especialização em Gestão de Negócios, ministrada pela Fundação Dom Cabral, a gestores de todos os modais, e a certificação Internacional Aviation Management, realizada pela Embry-Riddle Aeronautical University e oferecida a gestores do setor aéreo.

Reportagem: Diego Gomes

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte