Os esforços envidados pelo Sistema Transporte para que a agenda ESG se torne uma macrorrealidade no setor transportador têm sido cada vez mais reconhecidos. Nessa segunda-feira (23), por exemplo, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) visitou a sede da instituição, em Brasília, para conhecer mais a fundo o Despoluir, o maior programa ambiental privado do transporte no Brasil. Além disso, conheceu outras iniciativas da CNT (Confederação Nacional do Transporte), do SEST SENAT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística) em prol da sustentabilidade no setor.
Ao receber os diretores da ANTT, Guilherme Theo e Felipe Queiroz, o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza, enalteceu o fato de o Sistema Transporte estimular um setor cada vez mais limpo, eficiente e sustentável, de modo a assumir responsabilidades em favor da qualidade de vida e do meio ambiente. "Há mais de 16 anos, o Despoluir vem estimulando os empresários a adotarem práticas ambientalmente responsáveis e a diminuírem os impactos da atividade transportadora na natureza e na saúde pública”, disse.
No encontro, Valter Souza estava acompanhado do diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, que fez questão de ressaltar o caráter inovador da iniciativa lançada em 2007, ou seja, muito antes de os debates sobre os problemas ambientais ganharem o centro das atenções em todo o mundo. “No contexto em que a sustentabilidade se tornou indispensável para a sobrevivência do planeta, deixando de ser apenas um diferencial competitivo, o Despoluir ganha cada vez mais força no setor. É que o programa é o maior parceiro ambiental das empresas, já que fomenta e proporciona ganhos significativos para a qualidade de vida e para o meio ambiente”, afirmou.
Linhas de atuação do Despoluir
Coube ao analista em Transporte da Diretoria Executiva da CNT, Gustavo Willy, a tarefa de apresentar aos diretores da ANTT as linhas de ação do Despoluir:
- Avaliação Veicular Ambiental
Melhora a qualidade do ar, cuida da saúde dos trabalhadores e estimula o uso racional de combustíveis. A sua execução ocorre por meio de unidades móveis que vão até os transportadores para aferirem ônibus e caminhões movidos a diesel. Para realizarem as avaliações veiculares, os técnicos do Despoluir usam opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado.
- Gestão Ambiental
Defende modelos avançados de gestão sustentável no setor de transporte e leva orientações sobre o tratamento e a destinação correta dos resíduos da atividade, como óleos, pneus, baterias, peças e filtros usados. Realiza avaliação da qualidade do diesel e serviços de orientação ambiental ao transportador.
- Prêmios Ambientais
Estimula o reconhecimento de transportadoras que exercem suas atividades de modo sustentável. Um exemplo é o Prêmio CNT de Jornalismo, cuja categoria “Meio Ambiente e Transporte” busca jogar luz sobre a importância de temas como eficiência energética no transporte, descarte de resíduos e fontes alternativas de combustíveis.
- Tecnologia e Energias Limpas
Produz estudos e pesquisas de assuntos relacionados a qualidade, produção, comercialização e, principalmente, ao impacto das inovações na qualidade de vida do trabalhador. Assim, o Despoluir acompanha as transições tecnológicas, mantendo os empresários e motoristas sempre informados.
- Caminhoneiro Amigo do Meio Ambiente:
Com foco na capacitação dos trabalhadores, oferece cursos sobre temas ambientais de grande relevância, como responsabilidade socioambiental, aquecimento global, chuva ácida, fontes de poluição, lixo, reciclagem e queimadas.
- Taxista Amigo do Meio Ambiente:
Qualifica os taxistas para atuarem como multiplicadores e disseminadores de boas práticas ambientais. As capacitações abordam temas ambientais, como responsabilidade socioambiental, aquecimento global, chuva ácida, fontes de poluição, lixo, reciclagem e queimadas.
- Trabalhador em Transporte Amigo do Meio Ambiente:
Com foco nos trabalhadores do setor de modo geral, as capacitações abordam temas ambientais de grande relevância, como responsabilidade socioambiental, aquecimento global, chuva ácida, fontes de poluição, lixo, reciclagem e queimadas.
O Despoluir também participa de vários fóruns ambientais internacionais, como a Câmara Internacional da Indústria do Transporte (México), em 2022; a 27ª Conferência do Clima (COP), realizada pela Organização das Nações Unidas (Egito), em 2022; o Fórum Internacional do Transporte (ITF, sigla em inglês), em 2022 e 2023; e a Agência de Cooperação e Investimento de Medellín, em 2023.
→ Saiba mais detalhes sobre o Despoluir: acesse despoluir.org.br
*Em relação às três últimas linhas de ação acima elencadas: os cursos são gratuitos, certificados e estão disponíveis a distância ou presencialmente, nas unidades do SEST SENAT.
Depois da apresentação do Despoluir, o diretor de Relações da CNT, Valter Souza, aproveitou para compartilhar com os diretores da ANTT os temas prioritários para a CNT, que constam na agenda regulatória da ANTT para o período 2024-2025.
Mais iniciativas da Agenda ESG
Além do Despoluir, o Sistema Transporte — constituído pela CNT, pelo SEST SENAT e pelo ITL — possui uma série de ações ESG, com foco interno e externo.
Conheça, a seguir, alguns exemplos de iniciativas:
- Série Energia no Transporte: aborda informações técnicas e ambientais sobre fontes energéticas alternativas; discute sobre tecnologias mais limpas; e mostra práticas sustentáveis para o transporte.
- Participação em fóruns ambientais internacionais: como exemplo, a 27ª edição da Conferência do Clima (COP), realizada pela Organização das Nações Unidas (Egito), em 2022; e o International Transport Forum (Alemanha, México e Colômbia), em 2023.
- Fomento da participação feminina no setor de transporte: Projeto Mulheres no Volante; Programa Iron Women; e Parceria Vez & Voz.
- Realização anual do FIT – Fórum ITL de Inovação: o tema ESG pautou toda a edição deste ano e deve pautar a próxima edição do evento, em 2024.
- Oferta de capacitação especializada: a mais recente é o curso EaD Noções Básicas de ESG. Além disso, há cursos de inglês, descontos em graduações, pós-graduações e MBAs.
- Programa Nacional LGPD no Transporte: 3º lugar do Prêmio Serpro de Privacidade e Proteção de Dados na categoria “Caso de Sucesso”.
- Promoção dos cursos executivos: com temas como LGPD, Governança, Compliance e Gestão de Riscos.
- Novas unidades operacionais do SEST SENAT sustentáveis: construídas com energia fotovoltaica e lâmpadas de LED.
- Vagas afirmativas e acessibilidade para pessoas com deficiência.
- 60% do quadro do SEST SENAT é composto por mulheres; e 55% dos cargos de liderança são exercidos por mulheres.
- Projeto Gestão de Frotas: manutenção para uma maior eficiência dos veículos.
- Redução do consumo de papel: banco de documentos e assinatura digital.