A qualificação de profissionais para o setor de transporte ganhou recentemente um novo impulso. Entre os dias 3 e 14 de fevereiro, na unidade Parque Novo Mundo, em São Paulo, 15 instrutores de diferentes unidades operacionais do SEST SENAT passaram por uma reciclagem de conhecimentos em manutenção automotiva. 

O curso técnico em Manutenção Automotiva oferecido pela entidade tem sido um importante aliado do setor, que se queixa da escassez de mão de obra qualificada. 

O aperfeiçoamento dos instrutores contemplou desde informática aplicada a mecânica até diagnósticos avançados de falhas em veículos, passando por: eletricidade e eletrônica veicular; sistemas de freios; suspensão e direção; e manutenção de motores a diesel. 

A abordagem integrada assegura que os instrutores sejam multiplicadores na manutenção e no reparo de diferentes tipos de veículos. 

“Além de aprimorar a qualidade dos serviços em geral, essa iniciativa contribui, de forma indireta, para a redução de acidentes e otimização dos custos de manutenção, o que beneficia empresas, trabalhadores e todo o setor de transporte”, ressalta a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.

Próxima etapa

O curso contou ainda com imersões teórica e prática, visita à Viação Cometa (que faz parte do grupo JCA) e dois dias de treinamento em elétrica e eletrônica na Chiptronic, empresa referência em reparação de módulos eletrônicos de veículos automotores.

A segunda etapa da qualificação dos instrutores está prevista para meados de junho, com atividades presenciais na unidade operacional de Deodoro, no Rio de Janeiro. O treinamento abordará temas essenciais para o aperfeiçoamento de habilidades com sistemas de ar-condicionado automotivo, gestão de oficinas, pintura e funilaria, além de tecnologia embarcada em veículos a diesel.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte