Desde a sua criação em 2013, o ITL (Instituto de Transporte e Logística) tem como missão investir na capacitação de gestores e lideranças do transporte. Com isso, as empresas ganham em dinamismo e produtividade com as soluções e as inovações criadas em sala de aula.

Por meio do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, o instituto, em parceria com o SEST SENAT, coordena os cursos de Especialização em Gestão de Negócios, ministrado pela FDC (Fundação Dom Cabral); a Certificação Internacional Aviation Management, ministrada pela Embry-Riddle Aeronautical University, conceituada universidade com sede nos EUA; e a Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, ministrada pela Deutsche Bahn Rail Academy. Desde o início do programa, o ITL já formou 1.664 gestores de 613 empresas e transporte no país.

“Os cursos são ministrados pelas melhores instituições de ensino do mundo ligadas aos seus respectivos modais. E são muito visíveis os resultados dentro das empresas de transporte por todo o Brasil. Soluções desenvolvidas em sala de aula têm sido aplicadas no dia a dia da gestão e da operação do transporte, garantindo mais produtividade, eficiência e competitividade ao setor”, destaca o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes.

Cursos

A Especialização em Gestão de Negócios é destinada aos profissionais dos modais rodoviário de cargas e passageiros, ferroviário, aquaviário, aéreo e operadores logísticos filiados às federações ou associações que integram o Sistema CNT. O curso tem carga horária total de 370 horas, sendo 20% ministradas a distância e 80% em encontros presenciais.

Voltada especificamente para o setor aéreo, a Certificação Internacional Aviation Management é ministrada pela Embry-Riddle Aeronautical University, considerada a maior universidade totalmente especializada em aviação e aeroespaço no mundo. Com carga horária de 390 horas e módulos presenciais e a distância, o curso é voltado para executivos, gerentes e pilotos de empresas aéreas associadas à Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) que exercem cargos de média e alta gestão na empresa. A capacitação tem duração de, aproximadamente, 14 meses.

Para capacitar os profissionais das empresas do setor ferroviário, o ITL oferece também a Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários. Ministrada pela Deutsche Bahn, grupo líder em educação no mercado da Europa e no mundo em operação e serviços de mobilidade de passageiros e logística, a certificação conta com o auxílio da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) na divulgação da seleção entre os empregados das companhias associadas. Com carga horária mínima de 420 horas, o curso é realizado em sete encontros e tem duração de, aproximadamente, 18 meses.

Reportagem: Carlos Teixeira