Chris standing up holding his daughter Elva

A CNT (Confederação Nacional do Transporte), o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o ITL (Instituto de Transporte e Logística) deram início, nesta quarta-feira (14), à quarta turma da Certificação Internacional Aviation Management, capacitação voltada para o setor aéreo. Ministrado pela Embry-Riddle Aeronautical University, o curso integra o Programa Avançado de Capacitação do Transporte – coordenado pelo ITL –, e é gratuito, direcionado a executivos, gerentes e pilotos de empresas aéreas associadas à Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) que exercem cargos de média e alta gestão nas companhias. 

Na inauguração da nova turma, a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, destacou a importância da certificação. “O curso tem como missão apoiar o desenvolvimento do setor aéreo por meio de uma qualificação especializada e de excelência para gestores e líderes das empresas aéreas. O Sistema CNT quer promover um novo transporte, cada vez mais competitivo”, disse. O diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes, frisou que os participantes receberão o que há de melhor em termos de educação e formação para quem atua no segmento. “Por isso, procuramos na Embry-Riddle a parceira que tem nos possibilitado o que existe de mais inovador em gestão no transporte aéreo”. Por meio dessa iniciativa, o Sistema CNT já contribuiu para a qualificação de 60 profissionais de empresas do setor aéreo; na terceira turma, que está em andamento, e na quarta, iniciada nesta quarta-feira, serão mais 60 gestores, executivos e pilotos qualificados com a Certificação Internacional.  

O diretor de relações institucionais da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Airton Pereira, destaca o legado que o curso está construindo para o setor.  “O curso é fundamental para a melhoria da qualidade das nossas empresas e para a melhoria da gestão. Os profissionais que estão aqui foram selecionados por estarem em cargos de direção ou para assumir esses cargos no futuro”.  

O curso

Semipresencial, a Certificação Internacional Aviation Management é promovida pelo SEST SENAT e coordenada pelo ITL. Ela tem carga horária total de 390 horas e duração de aproximadamente 14 meses. A parte presencial é realizada com oito encontros. A última semana de cada módulo é reservada para avaliação de aprendizado. Ao concluir a certificação profissional internacional, o aluno recebe certificado emitido nos moldes oficiais do Departamento de Educação Profissional da Embry-Riddle, que tem reconhecimento internacional do setor aéreo. 

Para Fabio Campos, diretor-executivo da Embry-Riddle para a América Central e América do Sul, o curso está revolucionando a educação e a gestão do setor aéreo do Brasil. “Estamos capacitando esses profissionais com ferramentas de gestão específicas para operações aéreas.” 

Embry-Riddle 

Com mais de 90 anos de existência, a Embry-Riddle Aeronautical University é referência na excelência do ensino aeronáutico e aeroespacial, com mais de 80 cursos de bacharelado, mestrado e doutorado em aviação, negócios, engenharia, segurança e inteligência, além de educação executiva profissional. A entidade está instalada em três campi, todos localizados nos Estados Unidos.


CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte