A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) lançou, nesta quarta-feira (1º), o DATaPort, banco de dados que reúne números e estatísticas do setor portuário privado brasileiro em uma única plataforma online. O objetivo é oferecer mais facilidade na busca pelas principais informações sobre logística e investimentos nos portos nacionais. Clique aqui para acessar o DATaPort

A ferramenta possui visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples e funcional. Um dos grandes diferenciais é incluir também dados de investimentos e estruturas dos TUPs (Terminais de Uso Privado), como áreas, acesso e calado, em suas diversas instalações pelo país.

“Temos um grande volume de dados do setor que ficava disperso em várias fontes públicas diferentes. A ideia da ATP foi compilar todas as informações em um banco de dados com um mecanismo de busca ágil e que ofereça ao usuário um panorama do setor em diversos aspectos, como tipos de carga e regiões do país. O DATA PORT pode ser visto como um hub qualificado de informações sobre o nosso setor”, explica o diretor-presidente da entidade, Murillo Barbosa.

O DATaPort oferece pesquisas personalizadas, de acordo com a necessidade do usuário do banco de dados. A busca pode ser feita por tipo de instalação, região, Unidade da Federação, zona de praticagem e perfil de carga. Todas essas possibilidades podem ser aplicadas por meio de filtros na pesquisa, que gera gráficos e informações visuais aos interessados de forma pontual, rápida e dinâmica.