De acordo com a mais recente Pesquisa CNT de Opinião, divulgada nesta semana, em parceria com o Instituto MDA, 22,4% dos entrevistados já realizaram o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que foi liberado pelo governo federal a partir de setembro do ano passado. Dos brasileiros que fizeram a retirada e – cujo limite é de R$ 998 –, aponta o levantamento, a maior parte (55,8%) utilizou o valor para pagar dívidas.

Nesse sentido, a pesquisa revelou ainda que 30,9% dos brasileiros possuem alguma conta ou prestação em atraso. Entre esses débitos, destacam-se: cartão de crédito (45,7%), luz (23,6%), crediário em loja (20,0%), água (17,6%), empréstimo pessoal (12,4%), telefone (8,6%), veículo (4,2%), aluguel (3,2%), plano de saúde (2,3%), casa própria (1,9%), mensalidade escolar (1,3%).

Além disso, 23,1% dos brasileiros inadimplentes têm dívidas inferiores a R$ 500, e 22,6% possuem dívidas entre R$ 501 e R$ 1.000.

Economia

O levantamento também trouxe a percepção dos entrevistados acerca da condução da agenda econômica no país. Para 44,0%, o desempenho da economia brasileira em 2019 foi regular. Para 20,2%, foi bom e, para 16,6%, ruim. 12,4% consideram péssimo e 4,2%, ótimo. Em relação à expectativa sobre a economia brasileira em 2020, 58,6% acreditam que será melhor que em 2019. Questionados sobre o início do pagamento do 13º salário a beneficiários do Bolsa Família, 76,2% afirmaram aprovar a iniciativa do governo federal.