O Anuário CNT do Transporte, divulgado pela Confederação Nacional do Transporte nessa segunda-feira (30) revela que os ônibus urbanos estão mais novos. A média de idade da frota passou de 5,1 anos, em 2001, para 4,7 anos, em 2014. Com ônibus mais novos, aumenta a segurança e a qualidade do serviço prestado aos usuários.

Em relação à movimentação, o Anuário mostra que o número de passageiros cresceu nos últimos anos, porém a uma taxa de apenas 1,8% ao ano, no período de 2001 a 2014. Os ônibus movimentaram, em média, 400,8 milhões de passageiros por mês, em 2014.

O documento possui, ainda, dados sobre o transporte rodoviário semiurbano, interestadual e internacional de passageiros, bem como a quantidade de empresas e veículos e a média de idade da respectiva frota.

Brasil fabrica 83,6% dos veículos dos países do Mercosul

Também, conforme o Anuário, o Brasil fabricou 83,6% dos veículos dos países do Mercosul, em 2014, o equivalente a 3,1 milhões de unidades. Os outros 16,4%, ou 617,3 mil unidades, foram fabricados na Argentina. A maior parte da produção nacional foi de automóveis, com 2,5 milhões.

Comerciais leves, caminhões e ônibus também foram produzidos, porém, em menor quantidade (644,1 mil unidades).

Em relação à América Latina, em 2014, o Brasil ficou em segundo lugar na produção de veículos (3,1 milhões produzidos) só perdendo para o México, com 3,4 milhões de unidades. Argentina, Equador e Venezuela aparecem em seguida.

O documento também traça um comparativo com outros países. Mundialmente, o Brasil estava, em 2014, em oitavo lugar na produção veicular, perdendo para China, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Índia e México, mas ficando à frente, por exemplo, de Espanha, Canadá e Rússia.

Anuário CNT do Transporte

O Anuário CNT do Transporte pode ser acessado, na íntegra, na internet. São mais de 800 tabelas sobre todos os modais disponíveis em anuariodotransporte.cnt.org.br.

Para acessar os principais dados de cada setor, faça download da versão resumida