Chris standing up holding his daughter Elva

A Confederação Nacional do Transporte lança, nesta quarta-feira (12), o Painel CNT do Transporte - Aquaviário, ferramenta online de consulta às estatísticas do setor por meio da qual é possível realizar a análise de informações específicas e segmentadas, recortes e cruzamentos. A partir do painel, podem ser extraídos dados históricos da movimentação portuária, utilizando diferentes filtros, como instalação portuária, tipo de mercadoria, perfil da carga e tipo de navegação. Esse é o segundo painel dinâmico disponibilizado pela CNT neste ano – o primeiro foi o de transporte aéreo de cargas e passageiros, divulgado em 9 de junho.

Conheça o Painel CNT do Transporte - Aquaviário

Os indicadores do painel revelam que a movimentação dos portos públicos e terminais privados no Brasil, de janeiro a junho de 2020, cresceu 4,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 537,9 milhões de toneladas. Tal crescimento foi registrado em meio a uma crise que impactou fortemente outros segmentos do transporte.

Considerando o perfil da carga, os granéis sólidos representaram 60,1% da movimentação total das instalações portuárias brasileiras nos seis primeiros meses de 2020, com 323,5 milhões de toneladas movimentadas. Já o transporte de granéis líquidos e gasosos somou 134,2 milhões de toneladas; e o de carga conteinerizada, 54,8 milhões de toneladas.

O presidente da CNT, Vander Costa, afirma que esse lançamento reforça o compromisso da entidade em disponibilizar uma ferramenta de fácil consulta que contém indicadores atualizados, consistentes e confiáveis sobre os diferentes modos de transporte. “O transporte aquaviário mostra sua força durante a crise. Essencial ao país, continuou a movimentar e a permitir o funcionamento das cadeias logísticas que dependem das navegações marítima e hidroviária. E o histórico desses números e suas composições podem ser visualizados, de forma bastante dinâmica, com esse painel que lançamos hoje”, diz.

Alguns dados que podem ser extraídos do Painel CNT do Transporte - Aquaviário 

- Os portos privados movimentaram 65,3% das cargas; enquanto os públicos foram responsáveis por 34,7%, entre janeiro e junho de 2020;

- No ranking de movimentação dos portos em 2020 (janeiro a junho), os terminais de Ponta da Madeira-MA (15,1%) e o de Santos-SP (10,3%) lideram as estatísticas;

- Na avaliação por tipo de movimentação, a navegação de longo curso aparece na frente com 69,8% do total, seguida da cabotagem (23,3%) e da navegação interior (6,6%);

- No agrupamento de produtos mais transportados, a maior parcela foi de minérios, escórias e cinzas (32,1%), seguidos por combustíveis minerais, óleos minerais e produtos da sua destilação, matérias betuminosas e ceras minerais (25,7%).

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte