Pesquisa feita junto a passageiros do transporte aéreo indica que a maioria dos viajantes confia nas medidas adotadas pelo setor contra o novo coronavírus. Segundo o levantamento “Pesquisa de Percepção da Segurança Sanitária no Setor Aéreo”, realizado pelo Ministério da Infraestrutura, 53,1% dos entrevistados disseram considerar eficientes os protocolos sanitários utilizados em aeroportos e aeronaves para evitar a contaminação. Uso de tecnologia para reduzir contato pessoal e medidas como utilização de máscara e higienização frequente dos espaços de circulação foram as medidas destacadas pelos passageiros.

Os resultados apontam que 47,5% dos respondentes ainda se sentiam inseguros em voar em agosto, por causa da pandemia; enquanto 31,3% disseram ter segurança; e 21,2% não souberam responder. Por outro lado, 53,6% afirmaram ter planos de voltar a voar já nos próximos meses. Dentre os 38,2% que responderam não ter planos de viagem, a maioria (46,5%) poderia reconsiderar se houvesse redução no preço das passagens.

Em relação às medidas, como uso de máscara, distanciamento e higienização frequente dos espaços, 53,1% as consideram efetivas. Outros 73,5% estariam dispostos a fornecer informações pessoais, como telefone, email e endereço, ao realizarem uma reserva aérea, visando aumentar a capacidade e o alcance dos órgãos de vigilância sanitária no controle da disseminação de doenças.

A pesquisa nacional também mostra, por conta da pandemia, um passageiro mais conectado às tecnologias e à internet: 69,1% já preferem realizar o check-in por celular ou tablet.

Foram entrevistadas 1.042 pessoas (por telefone e email) durante o mês de agosto. A margem de erro é de 3%; e o nível de confiança, de 95%. O objetivo do levantamento era captar a visão do viajante sobre a covid-19 e sobre as medidas de prevenção adotadas no serviço de transporte aéreo.

O setor aéreo vem atuando de acordo com as determinações da Anvisa e com o acompanhamento da Conaero e do Grupo de Trabalho coordenado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).