Na noite dessa terça-feira (9), no Clube Monte Líbano, em São Paulo (SP), foi realizada a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2022 e do Troféu David Lopes de Oliveira – honrarias oferecidas pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos). Na oportunidade, também foi entregue a Medalha JK, Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro, da CNT (Confederação Nacional do Transporte), de 2020, no grau Grande Oficial, ao empresário Luiz Saraiva, que, à época, não pôde estar presente na solenidade da CNT.

Criada em 1997, a Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro homenageia pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte urbano e metropolitano de passageiros no país. A honraria possui três categorias: Empresário, Especial e In Memoriam – esta última reconhece o mérito e o trabalho daqueles que já faleceram. Confira os agraciados ao final deste texto.

O presidente-executivo da NTU, Francisco Christovam, discursou em nome de todos os homenageados. “É preciso reconhecer a iniciativa da NTU, que nos coloca como agraciados ao lado de tantos profissionais e empresários competentes, que empenham esforço e dedicação em prol da melhoria do transporte urbano. Somos o resultado da confiança e da força de cada um de vocês. Meu muito obrigado àqueles que nos escolheram para receber essas honrarias.”

Durante a cerimônia, também foi realizada uma homenagem especial a Otávio Cunha, ex-presidente executivo da NTU, que faleceu em fevereiro deste ano. A família de Cunha recebeu o Troféu David Lopes de Oliveira, que homenageia pessoas, empresas e entidades que marcaram história no transporte por ônibus no Brasil.

Medalha JK

Instituída em 1991, pela CNT, a Medalha JK presta homenagem a personalidades que se destacam pela prestação de serviços ao setor de transporte brasileiro. O empresário Luiz Saraiva foi agraciado, em 2020, no grau Grande Oficial, e recebeu a medalha, durante a cerimônia da NTU, das mãos do presidente da Seção I do Transporte Rodoviário de Passageiros da CNT, Rubens Lessa.

Saraiva é presidente do STMETRO (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de São Paulo) e diretor da Auto Viação Urubupungá. Ele iniciou a sua trajetória profissional no ramo de transporte coletivo de passageiros, em 1972, com a compra da Viação Ladário.

Confira os agraciados com a Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2022 da NTU:

Empresário

Joaquim Carlos de Martins Guedes