Chris standing up holding his daughter Elva

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, recebeu, nesta quinta-feira (15), a medalha do Mérito Mauá, concedida pelo Ministério da Infraestrutura. A comenda foi entregue pelo ministro-chefe da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas, em cerimônia realizada no Clube Naval, em Brasília (DF).

A honraria simboliza o reconhecimento da contribuição dada ao desenvolvimento e ao progresso do setor de infraestrutura e transportes. O presidente da República, Jair Bolsonaro também recebeu a medalha. Ao todo, 180 pessoas foram agraciadas, entre ministros de Estado, do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TCU (Tribunal de Contas da União), parlamentares e servidores públicos.

“É importante receber essa homenagem em nome da CNT porque ela mostra que estamos deixando um legado para o país com os nossos estudos e pesquisas que contribuem para o desenvolvimento do setor de transporte e logística do país”, afirmou Vander Costa durante o evento.

Em discurso na cerimônia, o presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou a atuação do governo no que se refere à infraestrutura de transportes e disse que “a união dos poderes e os esforços conjuntos levarão o Brasil para o seu lugar de destaque”. O ministro da Infraestrutura também defendeu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela pasta. “Em 2022, estaremos vários degraus acima em termos de logística, em relação ao que temos hoje. Em oito meses, já protagonizamos uma pequena revolução”, disse Tarcísio Gomes de Freitas. 

Instituída em 1965, a medalha tem como patrono o gaúcho Irineu Evangelista de Sousa, que recebeu o título de “Barão de Mauá” do imperador Dom Pedro II em 1854 por ter sido pioneiro da industrialização brasileira. 

Barão de Mauá, aos 32 anos, construiu um estaleiro e deu início à indústria naval brasileira. Depois, criou a Companhia Fluminense de Transportes, a Companhia de Navegação a Vapor do rio Amazonas e a primeira estrada de ferro da América do Sul.

Vida dedicada ao transporte 

O empresário Vander Francisco Costa, de 57 anos, é graduado em administração pela UFMG e, em direito, pela Faculdade Newton Paiva, e um dos fundadores da Vic Transporte (1982), grupo empresarial com atuação no setor rodoviário de cargas. 

Na defesa do setor transportador, seguiu os passos do pai, Vicente Costa, um dos fundadores da Fetcemg (Federação das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais). Eleito presidente da CNT em fevereiro de 2019, ele já havia presidido a Federação por dois mandatos, de 2009 a 2016. Antes disso, Vander Costa também foi presidente do Setcemg (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais), entre 2002 e 2008. De 2012 a 2016, Vander Costa presidiu o Conselho Regional do SEST SENAT em Minas Gerais, inaugurando cinco novas unidades no estado.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte