Foi realizada, nessa terça-feira (7), em Brasília (DF), a primeira reunião de 2023 da Seção V de Transporte Aéreo de Cargas e de Passageiros da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), que reúne entidades do setor aéreo. Na ocasião, foi apresentado ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e a parlamentares o cenário do setor aéreo brasileiro e a agenda das entidades participantes da Seção, com o objetivo de ampliar o diálogo entre o setor, o governo federal e o Congresso Nacional. Com a participação do presidente da CNT, Vander Costa, o encontro foi coordenado pela diretora de Relações Institucionais da Abear e presidente da Seção, Jurema Monteiro, e teve a presença do presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e vice-presidente da CNT para o transporte aéreo, Eduardo Sanovicz.


O ministro França afirmou que a aviação é uma área internacionalizada com valores que não dependem só de eficiência, pois boa parte das aeronaves não é brasileira – em especial, o combustível, que é em dólar. “Tenho recebido algumas empresas e tenho procurado passar uma visão de que estamos cientes das cargas com as quais vocês estão lidando, mas nós entendemos que estamos aqui para ajudar e encontrar soluções, cada uma no seu momento e nível de urgência”, disse. Ele também falou sobre o desejo do governo federal em expandir o número de aeroportos regionais e criar mecanismos que contribuam para o aumento da demanda, fazendo com que mais brasileiros possam utilizar o transporte aéreo no Brasil.


Participaram da reunião também o deputado federal e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Civil na Câmara, Felipe Carreras (PSB/PE), as deputadas Greyce Elias (Avante/MG) e Helena Lima (MDB/RR), os deputados Bacelar (PV/BA), Pedro Campos (PSB/PE) e Newton Cardoso Jr. (MDB/MG), o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Noman, as entidades integrantes da Seção V — Aeroportos do Brasil (ABR), Associação Brasileira da Aviação Geral (ABAG), Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (ABESATA), Sindicato Nacional da Aviação Agrícola (Sindag), Sindicato Nacional das Empresas Aeroviarias (SNEA) e Sindicato Nacional das Empresas de Taxi Aéreo (SNETA) —, representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e as associadas ABEAR (GOL e RIMA).

Com informações da Abear

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte