Chris standing up holding his daughter Elva

Foi realizado, nessa terça-feira (24), em Cuiabá (MT), o 2º Workshop sobre Políticas de Enfrentamento ao Roubo e Furto de Cargas. O evento foi promovido pelo Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas em parceria com o Sistema CNT.

Com o objetivo de promover a integração e incentivar as ações de prevenção, fiscalização e repressão a esses crimes, o workshop reuniu representantes de órgãos da segurança pública, do transporte e da sociedade civil dos estados do Norte e Centro-Oeste.

Em 2021, foram registradas 14.400 casos ocorrências de roubo de cargas no Brasil, segundo dados da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Os prejuízos computados ao setor somam R$1,2 bilhão.

As discussões realizadas ao longo do dia contribuíram para dar um panorama do setor de transporte de carga e seus desafios, apresentando as dificuldades, propostas normativas, cultura de segurança (recrutamento) e investimentos em tecnologia. Além disso, foram debatidas a atuação da segurança pública nesse enfrentamento e a realidade dos estados.

Participaram do evento o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT em Mato Grosso do Sul e da Fetramar, João Resende Filho, representando o presidente da CNT, Vander Costa; o consultor de segurança pública da CNT, Getúlio Bezerra; o presidente do Comitê Gestor e diretor de Operações da PRF (Polícia Rodoviária Federal), inspetor Djairlon Henrique Moura, além dos presidentes e representantes das seguintes entidades: NTC & Logística, Fetranorte, Fetramar, Fetramaz, Abtlp, Abtc, Fetrasul, Fenatac, Fenavega, Fenaval, Sindmat, Sindipesa e Fenaval.

Parceria

O evento faz parte do acordo de cooperação técnica assinado entre a CNT, o SEST SENAT e o Ministério da Justiça para a execução de uma política nacional de segurança pública que contribua para o enfrentamento das graves manifestações do crime organizado e da criminalidade violenta que incidem sobre a atividade do transporte de cargas e de passageiros no país

O Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas é um órgão colegiado do Ministério da Justiça, composto por dez órgãos federais. Atualmente, ele é presidido pela PRF.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte