A abertura da nova unidade do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em Arapiraca (AL) vai beneficiar não somente os mais de 230 mil habitantes do município alagoano mas também os das cidades vizinhas. A questão é que os serviços de qualificação profissional e de saúde podem ser utilizados tanto pelos trabalhadores do transporte e seus familiares – para quem os atendimentos são gratuitos – quanto pela comunidade. Isso significa que toda a região poderá usufruir dos cursos de capacitação, aperfeiçoamento e formação profissional e dos serviços de saúde nas áreas de odontologia, psicologia, nutrição e fisioterapia.

Considerando a localização estratégica de Arapiraca, a nova unidade tem potencial para ir muito além, colaborando para o desenvolvimento do setor transportador de muitos outros municípios de Alagoas. “A decisão de instalar aqui uma nova unidade está diretamente ligada às características da cidade, conhecida como ‘Terra da Prosperidade’. Por estar no centro do estado, Arapiraca é uma rota extremamente importante para o transporte de pessoas e de cargas em todo o estado de Alagoas”, afirmou o presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa.

Ao lado de autoridades estaduais e municipais da região, Costa conduziu a inauguração da nova unidade na tarde desta quinta-feira (28). No evento, ele ressaltou o relevante papel da instituição para o desenvolvimento do país. “Ao longo dos 26 anos do SEST SENAT, nossas 150 unidades já prestaram mais de 135 milhões de atendimentos. Além de qualificar profissionais para o mercado de trabalho e cuidar da saúde, os serviços prestados contribuem também para aumentar a produtividade e a competitividade do setor transportador brasileiro”, afirmou.

As palavras de Vander Costa foram ao encontro das do presidente do Conselho Regional do Nordeste III, Alberto Almeida do Nascimento. “Foi uma ideia visionária do SEST SENAT investir na construção dessa unidade em Arapiraca, polo regional e cidade de maior crescimento, desenvolvimento e importância do interior alagoano. Com a nova unidade, na qual investimos R$ 14 milhões, abrimos um leque de oportunidades transformadoras para a população local com a variedade dos nossos serviços”, afirmou.

"Arapiraca só tem a agradecer ao SEST SENAT, que reconhece a importância da cidade ao colocar, aqui, uma unidade. Nada melhor para o setor transportador, já que o nosso município é uma rota extremamente importante para o país", disse o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo.

Estrutura

O SEST SENAT está presente em Arapiraca desde 2005 e funcionava em um prédio alugado em um posto de combustível. A sede própria, inaugurada nesta quinta-feira, tem 1.889,17 m2 de área construída, é moderna, compacta e sustentável. A capacidade operacional é de 53,8 mil atendimentos por ano.

Na área de qualificação profissional, a estrutura conta com: sala de treinamento em um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus para 15 alunos; três salas de aula para 25 alunos cada uma; e uma sala de treinamento de educação a distância - EaD, com capacidade para 18 alunos. No novo espaço, será possível realizar mais de 34 mil capacitações presenciais por ano.

Já na área de saúde, a unidade ampliou a sua capacidade de atendimento em odontologia e passou a oferecer três novas especialidades: fisioterapia, nutrição e psicologia. São quatro clínicas odontológicas, uma de fisioterapia, uma de nutrição e uma de psicologia.

Além de Arapiraca, atualmente, Alagoas conta com outras duas unidades do SEST SENAT, localizadas na capital Maceió e em Teotônio Vilela.

Unidade Neuton Dantas

A unidade de Arapiraca recebe o nome do empresário Neuton Dantas, cuja atuação foi de grande importância para o crescimento do setor de transporte em Alagoas. De espírito empreendedor, alcançou posição de destaque por sua credibilidade e forte atuação na área. Ele começou sua carreira nos anos 60, no município de Arapiraca. Em seguida, mudou-se para a capital Maceió, onde deu continuidade à sua trajetória. Em 1998, morreu de forma prematura, aos 55 anos, em decorrência de uma doença crônica.

Como legado, deixou sua história de sucesso. “Esta homenagem vem reconhecer a trajetória de uma pessoa muito ligada ao seguimento de transporte, que passou por diversos setores, desde o transporte de passageiros e automóveis de locação até o de cargas pesadas e extrapesadas. Seu maior legado não foi material, mas de lições de vida. Nossa família está muito agradecida, especialmente por saber do grande serviço público de interesse social e econômico que o SEST SENAT prestará à comunidade”, disse Jurandir Dantas, filho do homenageado que representou o pai no evento.

Expansão

A inauguração da unidade de Arapiraca integra o plano de expansão e melhoria de infraestrutura do SEST SENAT em todo o Brasil. Desde 2017, outras 21 unidades já foram inauguradas: Porto Ferreira (SP), Paragominas (PA), Duque de Caxias (RJ), Limeira (SP), Mossoró (RN), Picos (PI), Carazinho (RS), Teotônio Vilela (AL), Serra Talhada (PE), Lages (RS), Sobral (CE), Itumbiara (GO), Guarujá (SP), Maringá (PR), Vilhena (RO), Ourinhos (SP), Votuporanga (SP), Serra (ES), João Câmara (RN), Concórdia (SC) e Toledo (PR).

Nesta sexta-feira (29), o SEST SENAT inaugura mais uma unidade no Nordeste, desta vez em Cajazeiras (PB).