O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) inaugurou, nesta quinta-feira (19), uma moderna unidade operacional na cidade de Francisco Beltrão, região sudoeste do Paraná. O valor total de investimento é de R$ 13,4 milhões. A capacidade é de 53 mil atendimentos ao ano.

A nova estrutura vai oferecer serviços gratuitos, nas áreas de saúde e qualificação profissional, aos trabalhadores do transporte e aos seus dependentes. Entre os destaques dos serviços prestados gratuitamente aos profissionais do transporte de cargas e passageiros bem como para seus familiares, está um simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus – tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica. Na área da saúde, serão ofertados atendimentos de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. A comunidade local também pode usufruir dos serviços.  

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, comemorou a entrega da unidade. “O Brasil precisa retomar seu crescimento. O setor de transporte, por meio do SEST SENAT, está de prontidão para poder ajudar nesse processo. A partir de agora, empresários e profissionais do transporte terão a possibilidade de qualificar seus colaboradores com mais facilidade aqui, na região de Francisco Beltrão, processo que se repete em Santa Catarina, onde, na semana passada, foi inaugurada uma estrutura parecida em Joinville e, também, se fará presente em outros estados brasileiros nos próximos meses. O transporte move a economia, e seus profissionais merecem estruturas de ponta como essas”, explica Vander ressaltando ainda que a gratuidade dos atendimentos aos trabalhadores do transporte só é possível devido à contribuição paga pelos transportadores. “O SEST SENAT está cumprindo sua responsabilidade de transformar esses recursos em resultados. Eu tenho confiança e orgulho em afirmar que o nosso trabalho contribui para aumentar a segurança no trânsito, melhorar a eficiência do transporte e reduzir os custos operacionais das empresas."

Para o Paraná, a região de Francisco Beltrão é estratégica, onde se concentra grande parte das empresas transportadoras. “A unidade operacional vai ao encontro das necessidades de empresários e profissionais. Primamos por uma construção moderna que vai ofertar serviços essenciais na qualificação das pessoas bem como nos cuidados da saúde de quem trabalha com o transporte. Mas esse é apenas o início de um projeto mais amplo. Outras estruturas nesse porte serão inauguradas e construídas no Paraná, em 2021, contemplando todas as regiões estratégicas”, adianta o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná – Fetranspar e do Conselho Regional do SEST SENAT no Paraná, Coronel Sérgio Malucelli. 

Estrutura

A nova estrutura tem 1.826,70 m² de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e um laboratório de informática, com capacidade para 18 alunos.

A área de saúde está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios, além de um centro de eventos. 

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, esteve presente no evento de inauguração e frisou que o estado vem atraindo investimentos, e cada vez mais unidades de qualificação de profissionais serão mais estratégicas para as demandas que virão pela frente. Piana enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pelo SEST SENAT em todo o estado. “É um empenho extraordinário realizado por esse braço do Sistema S. Todos saem ganhando com a nova unidade em Francisco Beltrão: a região, a cidade, o setor de transporte e o estado do Paraná. Obrigado a todos os envolvidos!" 

Na mesma linha, o prefeito reeleito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, destacou: “é uma obra que vai trazer reflexos positivos para o município nas áreas econômica, social e profissional. Consideramos a chegada do SEST SENAT como uma grande vitória para o município e comemoramos este momento, que vai ao encontro do desenvolvimento constante da cidade”. 

Ezídio Salmória, presidente da Cooperativa de Transportes de Francisco Beltrão, entidade que congrega mais de 500 motoristas, comentou sobre a espera da obra e sobre os seus benefícios para o trabalhador. “Esse é um anseio antigo da classe. Hoje nossos profissionais precisam de suporte para a qualificação constante bem como acesso à assistência em serviços de saúde. O SEST SENAT chega para ocupar essa lacuna." 

Homenagem

A nova unidade recebe o nome de Albio Stüpp, empresário e representante do setor de transporte do Paraná.

Expansão 

A unidade de Francisco Beltrão é a sétima a ser inaugurada em 2020. Ela integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil, que, desde 2017, já inaugurou 27 novas estruturas. A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas. 

Com Francisco Beltrão, o SEST SENAT chega a 12 unidades no Paraná. Em todo o país, são 157 unidades em funcionamento.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

© 2019 - Confederação Nacional do Transporte