Nesta segunda-feira (23), o SEST SENAT inaugurou uma nova unidade em Minas Gerais, desta vez em Betim (MG)O valor do investimento na nova sede foi de R$ 12,1 milhões, considerando a obra e todos os equipamentos e mobiliários. A entrega é mais um marco para o setor de transporte de toda o estado.  A nova estrutura, ampla, moderna e eficiente, oferece serviços na área de saúde e educação. Entre eles, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia; de nutrição; de odontologia e de fisioterapia. A capacidade é de 53 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte.

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENATVander Costa, afirma que, com a inauguração da nova unidade em Betim, o SEST SENAT reforça seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa. “Onde há mercado transportador, existe SEST SENAT. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.

Para o presidente da Fetram-MG e do Conselho Regional do SEST SENAT, Rubens Lessa, a nova unidade vai garantir a ampliação dos serviços de excelência para os profissionais do transporte que movimentam a região de Betim e Contagem. “Betim é uma das cidades que mais se desenvolvem no Estado de Minas Gerais e do Brasil. A chegada de uma nova unidade do SEST SENAT para a cidade e região, onde trafegam diariamente mais de 300 mil profissionais do transporte, vai contribuir e oferecer as melhores condições, em infraestrutura e equipamentos de última geração, para a formação e aprimoramento desses profissionais, além de cuidar preventivamente da sua saúde e de seus familiares”, destaca.

Estiveram presentes na inauguração diversas autoridades e representantes de entidades, como ex-presidente da CNT e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Clésio Andrade; os deputados federais Lucas Gonzales (NOVO/MG) e Diego Andrade (PSD/MG); o secretário municipal de Betim, Guilherme Carvalho, que, na oportunidade, representou o prefeito Vittorio Medioli; e o vice-presidente corporativo da SADA, Alessandro Lacerda.

Estrutura

A nova estrutura tem 1.889,17 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e um laboratório de informática, com capacidade para 18 alunos.

A área de saúde está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios. A unidade também oferece um centro de eventos.

Homenagem

A nova unidade recebe o nome Santo Paschoalin, empresário do setor de transporte que contribuiu para o desenvolvimento do segmento de cargas e de passageiros no estado de Minas Gerais.

Expansão

A unidade de Betim foi a quarta a ser inaugurada no Brasil em 2022. Com ela, o SEST SENAT alcança 160 unidades em todo o país, sendo 26 delas em Minas Gerais. A inauguração desta segunda-feira (23) integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.