Chris standing up holding his daughter Elva

No último dia 14, em Telêmaco Borba (PR), foi realizada a cerimônia de abertura do projeto Formação Profissional para Condutor de Transporte Florestal. A ação tem como objetivo atender a uma demanda crescente por profissionais qualificados na área de transporte florestal. A iniciativa é do SEST SENAT, em parceria com o Subcomitê de Logística, formado por empresas de transporte da região que absorverão essa mão de obra, e com a Klabin, produtora de papéis e contratante dos serviços dessas empresas.

A capacitação tem carga horária de 58 horas-aula, com módulos teórico e prático, e prevê a formação integral desses profissionais, passando por conteúdos comportamentais, de tecnologia embarcada, de práticas corretas de direção e manobra e de legislação e condução preventiva para enfrentar desafios e situações de risco que existem no dia a dia nesse tipo de transporte. Os motoristas passarão a atuar de forma responsável frente às comunidades por onde acontece o transporte de madeira e celulose, atuando com segurança e eficiência operacional.

As empresas do Subcomitê enfrentam dificuldades na contratação de motoristas com experiência na condução de carretas em estradas off road. O curso dá direito a uma certificação que amplia a empregabilidade desses profissionais, porque desenvolve, nos alunos, habilidades cognitivas e comportamentais, levando os motoristas profissionais a estarem aptos a conduzir de forma segura e sustentável, no transporte florestal, identificando e se antecipando às condições adversas próprias do segmento.

O Projeto vai formar seis turmas, com 40 alunos em cada. Após a formatura, os alunos serão imediatamente contratados pelas empresas que formam o Subcomitê. Entre elas, estão a BBM Logística, a JSL e a Suzanlog. A primeira turma teve início no dia 15 de março. Os interessados em participar da segunda etapa de inscrições devem enviar currículo para o email cursos@rclrh.com, empresa responsável pela seleção contratada pelo Subcomitê de Logística.

CNT - Confederação Nacional do Transporte

SAUS Q.1 - Bloco J - Entradas 10 e 20
Ed. Clésio Andrade - CEP: 70070-944 - Brasília - DF
Fale Conosco: (61) 2196 5700

©2023 - Confederação Nacional do Transporte