A tecnologia veio para ficar e facilitar a vida da população. Porém é necessário que todos saibam usá-la para a melhoria do dia a dia, inclusive da educação e do trânsito. Esse foi o tema da mesa-redonda que ocorreu na tarde desta quinta-feira (11), durante o VI Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito, com a participação do SEST SENAT.

O objetivo do encontro é promover a troca de experiências entre profissionais e instituições que realizam trabalhos voltados à educação para o trânsito no Brasil, atendendo às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, instituído pela lei n.º 13.614, de 11 de janeiro de 2018.

Na mesa-redonda, o SEST SENAT foi representado por Vaniza Pereira, coordenadora de Desenvolvimento Profissional da unidade de Jacareí (SP). Ela falou sobre o que o SEST SENAT está fazendo na educação para o trânsito em tempos de transformação digital. Os destaques da instituição são: a plataforma de educação a distância, com dezenas de cursos que podem ser feitos de qualquer lugar com acesso à internet; o Portal do Cliente, que facilita o cadastro e as matrículas nos cursos que o SEST SENAT oferta em todo o país; e o simulador de direção, que reproduz a experiência de dirigir vários tipos de ônibus e de caminhões e permite que o aluno vivencie diversas situações que podem ocorrer no trânsito.

Segundo Vaniza Pereira, existem quatro elementos de sustentação da transformação digital na educação: gestão, mudança de cultura, estratégia e entrega do serviço. “A mudança precisa estimular o aluno a experimentar o novo, sem perder o objetivo e de forma consciente. A didática para conseguir prender a atenção do aluno em uma sala de aula virtual exige muito conhecimento e uma interação muito maior, ou seja, a equipe que vai confeccionar esse material precisa estar muito bem preparada. O SEST SENAT já vinha trabalhando com webaulas e cursos EaD, mas, com a pandemia, isso foi intensificado. Sabemos que, agora, será ainda mais presente na nossa rotina”, afirmou a coordenadora.

O evento é promovido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e por vários parceiros, dentre eles, o SEST SENAT e a CNT (Confederação Nacional do Transporte). O encontro é realizado na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), em Brasília.

Assessoria Institucional

No encerramento do evento, nesta sexta (12), o diretor de relações institucionais da CNT, Valter Souza, enfatizou que no Sistema CNT, o SEST SENAT é a entidade responsável pela educação profissional dos transportadores profissionais e está empenhado em preparar cidadãos cada vez mais responsáveis e conscientes. Além disso, o Sistema CNT contribui com informações relevantes e que apoiam a tomada de decisão das empresas e do governo.