Os 32 alunos selecionados para compor a sétima turma da Certificação Internacional Aviation Management participaram de uma aula inaugural, nesta quinta-feira (4/8), no prédio da CNT (Confederação Nacional do Transporte). A certificação é realizada desde 2016 e já são mais de 200 alunos formados no período.

O curso é coordenado pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística) e promovida pelo SEST SENAT, ambas entidades do Sistema CNT. Ele conta com a cooperação da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) na divulgação da seleção entre os empregados das companhias aéreas associadas. O conteúdo é de responsabilidade da renomada Embry-Riddle Aeronautical University, escola norte-americana com mais de 90 anos de tradição, com excelência no ensino aeronáutico, bem como reconhecimento internacional nesse domínio.

O presidente da CNT, Vander Costa, abriu a jornada, dando boas-vindas à nova geração de estudantes. “O Sistema CNT acredita que a única alternativa para superar a crise é o conhecimento. Por isso, dar início à sétima turma da Certificação Internacional Aviation Management é um motivo de muita alegria. Estamos com a consciência tranquila de estar oferecendo a possibilidade de o transporte aéreo se reinventar. E nada melhor do que contar com a parceria da Embry-Riddle para trazer esse conhecimento para os brasileiros”, afirmou.

O curso tem carga horária total de 390 horas e é composto por módulos presenciais e a distância. A modalidade presencial será realizada em oito encontros distribuídos em Brasília (DF), São Paulo (SP) e em Daytona Beach (EUA). A capacitação tem duração de, aproximadamente, 14 meses. Os alunos são de cinco instituições: Azul, Latam, Gol, Abear e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Uma das estudantes é Carla Vasconcelos, gerente da base do Aeroporto Santos Dumont (RJ), da Gol Linhas Aéreas, que está muito animada para o curso. “Eu estou muito feliz em estar aqui. Eu já percebi, neste primeiro momento, que o curso agregará uma carga de conhecimento que irá mudar minha vida. Acho que vai contribuir muito na minha vida pessoal e profissional. A expectativa é altíssima”, exalta.

A parceria do ITL com a Embry-Riddle tem o objetivo de trazer para os profissionais brasileiros a expertise do conhecimento e da tecnologia produzidos no mundo. Ricardo Catanant, diretor da Anac, também prestigiou a aula inaugural da nova turma e destacou como a aviação brasileira tem evoluído nos últimos anos e como o curso irá preparar os profissionais para os desafios do futuro: “Sob o ponto de vista da agência, essa iniciativa é muito relevante. Preparem-se para uma aviação civil cada vez mais internacional, sem fronteira, e vocês aqui estarão preparados para representar os grupos de vocês em qualquer lugar do mundo”.

Diretora adjunta do ITL, Eliana Costa apresentou o trabalho do instituto nesses 9 anos de atividades, tendo proporcionado programas de educação para mais de 700 empresas do setor de transporte. Aos estudantes, ela endereçou palavras de apoio. “O conhecimento transforma nossas vidas e nossas empresas. Ficamos muito felizes de poder contribuir com o crescimento, a qualidade e a competitividade do setor, nesse caso em especial, com o modal aéreo. Nesse curso, vocês vão adquirir competências para fazer a diferença no setor transportador. Aproveitem a oportunidade”, celebrou.

A estrutura e a missão do SEST SENAT foram detalhadas por Nicole Goulart, diretora executiva nacional da entidade. Ela ressaltou os atendimentos em saúde e em desenvolvimento profissional ofertados gratuitamente a todos os trabalhadores do setor. “Parabéns aos que chegaram aqui. É um privilégio trabalhar para empresas comprometidas com educação. Não é qualquer empresa que, em meio a uma crise, libera seus quadros para fazer cursos de qualificação. Então, saibam da missão e do comprometimento com melhorias nas empresas de vocês, sejam essas melhorias incrementais ou disruptivas”, provocou.