O fim de semana em Ponta Grossa, no Paraná, foi marcado por muita alegria, momentos de confraternização e atrações para toda a comunidade. A unidade do SEST SENAT no município paranaense abriu as portas para a comunidade e recebeu os jogos finais da competição, e viu o time da Asatur Transportes, de Boa Vista (RR), se sagrar campeão de maneira incontestável. Na final, realizada nesse domingo (6), os roraimenses aplicaram uma sonora goleada de 8x0 sobre a equipe da Vêneto Transportes (Campinas/SP).

Como o título desta edição foi para um time de Boa Vista, as finais do torneio, em 2023, serão disputadas na capital roraimense. Na disputa do terceiro lugar, os baianos da Ótima Transportes superaram o time da RIT LOG, de Goiânia (GO), pelo placar de 4x2.

Disputada exclusivamente por atletas que são trabalhadores do setor transporte, a Copa busca a democratização do acesso ao esporte, incentivando a prática desportiva entre esses profissionais. O presidente do Sistema CNT, Vander Costa, explica que a realização desse projeto está diretamente relacionada à missão do SEST SENAT de promover a saúde do trabalhador. “Profissionais felizes produzem mais e o futebol é a paixão nacional. Possibilitamos a integração, despertamos o espírito de equipe e proporcionamos mais qualidade de vida.”

Na sua nona edição, o torneio contou com mais de 10 mil jogadores inscritos, divididos em 683 equipes, representando 1.002 empresas de transporte dos modais rodoviário, ferroviário e aeroviário. Ao todo, neste ano, foram realizados 1.577 jogos.

A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, destaca a importância do torneio na elevação do engajamento e da produtividade dos trabalhadores nas empresas de transporte e na redução de doenças ocupacionais. “Pelos relatos que ouvimos dos empresários nesse final de semana, pudemos constatr que os trabalhadores se unem mais, focam mais no trabalho e são mais eficientes. Além da melhoria saúde, a gente percebe uma melhoria da performance da empresa.”

A edição deste ano da Copa SEST SENAT contou com a presença de Crizam César de Oliveira Filho, mais conhecido como Zinho. O ex-jogador – que atualmente é comentarista dos canais ESPN – esteve em Ponta Grossa no domingo, para prestigiar os jogos decisivos. Segundo, o futebol tem o potencial de incutir importantes valores nos atletas e é um importante instrumento de transformação social. “O esporte une as pessoas. A minha vida foi toda dentro do futebol. Aprendi a ter disciplina, a trabalhar em equipe, a respeitar as pessoas. E um evento como esse, do SEST SENAT, com essa estrutura, é a realização do sonho da maioria desses jogadores”, diz.

Novidade para 2023

Durante as finais da Copa SEST SENAT de Futebol 7 Society, o presidente do Sistema CNT, Vander Costa, anunciou que a próxima edição do torneio, a ser realizada em 2023, passará a contar com uma categoria totalmente feminina. O torneio será disputado –  nos mesmos moldes da versão masculina – exclusivamente por mulheres trabalhadoras do setor de transporte.