A Linha 15-prata do primeiro monotrilho de São Paulo e do Brasil foi aberta neste sábado (30/08) entre as estações Vila Prudente e Oratório. O trecho, de 2,9 km, vai funcionar das 10h às 15h, com operação assistida.

Segundo o Metrô, essa primeira fase serve para os ajustes finais antes da liberação comercial. A linha vai funcionar ao menos dois meses aos sábados e domingos, sem cobrança de tarifas.

Com oito meses de atraso, a linha 15-prata é a primeira de transporte de massa a ser inaugurada com essa tecnologia no país. Até meados de 2018, o governo espera ter três linhas de monotrilho em operação.

Primeira fase do monotrilho de São Paulo deve ficar pronta em janeiro de 2014A tecnologia empregada na fabricação do monotrilho se assemelha à utilizada na aeronáutica. Os carros têm peso aproximadamente 30% menor que de um trem convencional e com desempenho equivalente. Para obter esse resultado, foram utilizados materiais mais leves e resistentes, como o alumínio, estrados de aço carbono e aplicação de "rebites" estruturais no fechamento da caixa em vez de soldas.

No monotrilho, foram incorporadas inovações tecnológicas já presentes nos novos trens do metrô, entre as quais se destacam a operação totalmente automática, passagem livre entre carros, ar-condicionado, câmeras de vigilância e baixo nível de ruído. Também estão contemplados itens de acessibilidade, como espaços apropriados para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas, saída de emergência sinalizada, comunicação em Braille e dispositivos de emergência de comunicação.

De acordo com informações do governo do Estado de São Paulo, a capital será a primeira cidade do mundo a receber um monotrilho de alta capacidade. A frota contará com 54 trens que poderão atingir velocidade máxima de 80 km/h. Quando concluída totalmente, a nova linha terá extensão de 25,8 km e 18 estações, entre Ipiranga e Cidade Tiradentes, e atenderá a uma demanda de até 48 mil usuários por hora e por sentido, o que equivale a meio milhão de pessoas diariamente. O monotrilho reduzirá para apenas 50 minutos o trajeto entre os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, que hoje leva mais de duas horas.

O monotrilho é uma opção ecologicamente limpa, por produzir menor impacto visual, ambiental e sonoro. Por ser um transporte elétrico, o sistema não emite gases poluentes para a atmosfera e é silencioso. Com recursos de controle totalmente automatizados, o veículo do monotrilho também é mais seguro e confiável. Sob a via elevada, está previsto um programa de tratamento paisagístico no entorno da linha, com área verde e ciclovia, para tornar o ambiente harmonioso, agradável e integrado à vida da população.

Com informações do governo do Estado de São Paulo
 
 
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