A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, volta a abrir vantagem de votos em relação ao candidato do PSDB, José Serra, segundo nova pesquisa eleitoral divulgada hoje pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). De acordo com a nova rodada realizada pelo instituto Sensus, a petista está com 58,6% dos votos válidos, contra 41,4% de Serra.

Realizado a partir de entrevistas com duas mil pessoas em 24 estados brasileiros, entre os dias 23 e 25 de outubro, o levantamento de intenções de votos para a presidência da República mostra recuperação de votos de Dilma e maior chance de sair vitoriosa da corrida eleitoral.

Quando considerados votos brancos, nulos e eleitores indecisos (pesquisa estimulada), a petista aparece com 51,9% dos votos. Na última pesquisa, divulgada em 20 de outubro, Dilma tinha 46,8%.

Na pesquisa estimulada, o tucano tem 36,7% das intenções de voto, apresentando queda de 5,1 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Os indecisos correspondem a 6,8%. Brancos e nulos completam o cenário, representando 4,7% dos entrevistados.

De acordo com o presidente da CNT, Clésio Andrade, a diferença entre as pesquisas se deve ao fim das discussões de caráter religioso e emocional nos debates e programas eleitorais, que deu espaço à comparação de propostas de governo.

"A discussão de valores perde um pouco a força e volta ao universo econômico/racional. É aí que Dilma ganha força, com propostas de continuidade do governo reforçadas pelo retorno do presidente Lula aos programas eleitorais", concluiu o presidente da CNT.

Rejeição

A 108ª edição da pesquisa CNT/Sensus apresenta a maior rejeição de José Serra desde o início da corrida eleitoral. De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados declararam que não votariam em Serra. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 39,8% de rejeição.

A rejeição a Dilma está avaliada em 32,5%. Para Clésio Andrade, os dados são consequência da racionalização das discussões do debate eleitoral. "Possivelmente, os ataques anteriores e boatos foram vistos depois como obras de Serra. Quando as pessoas veem que não é bem verdade, a rejeição surge como resposta", acredita.

Nordeste

O levantamento de intenções de votos mostra que a candidata do PT volta a ter força no Nordeste, que representa 28% do eleitorado. Na região, Dilma tem 66,3% dos votos, contra 25,5% de José Serra. Se a eleição fosse hoje, Dilma também venceria no Norte/Centro-Oeste (50,7% contra 40,4% de Serra) e Sudeste (48,4% contra 36,7%).

No Sudeste, Serra volta a crescer entre o eleitorado, e tem 54% dos votos contra 35,4% de Dilma. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 45,1% dos votos, contra 38,2% da petista.

ÁUDIO
Ouça reportagem sobre a pesquisa.

PESQUISA NA ÍNTEGRA

Consulte os arquivos da 108ª Pesquisa CNT/Sensus.

Marina Severino
Redação CNT