O índice de atraso medido nos meses de dezembro, dos últimos oito anos, reduziu 62% entre 2007 e 2014, nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação no Brasil.
O período é usado como referência por, historicamente, apresentar maior demanda nos aeroportos, devido ao período de férias escolares e festas de fim de ano. Os dados se referem ao indicador de voos que decolaram com tempo superior a 30 minutos do horário autorizado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Em 2007, os atrasos acima de 30 minutos representavam 29,84%. Já em 2014, o valor registrado foi de 11,30%. No mesmo período, houve um aumento de 88% no movimento de passageiros.
Conforme o Departamento de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação Civil, os investimentos feitos na infraestrutura aeroportuária nacional, como as ampliações dos pátios de aeronaves, e as melhorias na gestão e no planejamento por parte das empresas aéreas foram alguns dos fatores que explicam esse resultado.
Para o Departamento, houve também melhoria na gestão, com iniciativas que geraram mais eficiência nos processos de embarque e desembarque; bem como as medições de indicadores com base na opinião dos passageiros, que auxiliaram os gestores nas tomadas de decisão, dentro dos aeroportos.
Os 15 aeroportos brasileiros pesquisados foram: Manaus (AM), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PB), Salvador (BA), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Confins (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Fonte: Secretaria de Aviação Civil