A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (11), as regras para a Pesquisa de Satisfação dos Passageiros que será realizada nos aeroportos concedidos à iniciativa privada. De acordo com a Agência, a consulta deverá ser aplicada mensalmente, a partir de fevereiro. Os resultados farão parte de um relatório, que será apresentado à Anac em junho deste ano.

Para avaliar os serviços prestados pelas concessionárias, os passageiros serão consultados sobre 19 itens: Qualidade das informações prestadas por funcionários; Conforto térmico e acústico; Disponibilidade e custo benefício de rede sem fio e outras conexões de internet; Custo benefício das lojas e praças de alimentação; Opções de estacionamento e custo benefício, entre outros.

As perguntas da Pesquisa serão elaboradas no formato de questionários entregues nos portões de embarque, ou através de entrevista direta. Os questionários deverão estar disponíveis nos idiomas Português, Espanhol e Inglês.

A amostra de entrevistas deverá representar pelo menos 0,05% dos passageiros que estão embarcando no Aeroporto, escalonada durante cada mês, e com no mínimo 150 entrevistas por mês. Em terminais onde a proporção de passageiros internacionais ultrapassar 20%, a amostragem mínima será aplicada separadamente para os passageiros domésticos e internacionais.

A programação de entrevistas deverá ter amostras de voos de vários destinos e dos períodos matutino, vespertino e noturno, dias da semana e fins de semana. A Anac poderá requisitar uma cota representativa de entrevistas por destino ou outro critério. Na medida do possível, os passageiros deverão ser escolhidos aleatoriamente.

O passageiro deverá classificar os serviços do aeroporto como muito bom (5 pontos); bom (4 pontos); satisfatório (3 pontos); ruim (2 pontos); péssimo (1 ponto) ou não utilizou/não sabe.

?