Ao longo desta semana, 32 executivos, gestores e técnicos dos setores ferroviário e metroferroviário do Brasil participam de uma imersão na Alemanha. A viagem faz parte do último módulo da Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários, curso oferecido pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística), em parceria com a DB Rail Academy, pertencente ao Grupo Deutsche Bahn, um dos principais líderes globais em mobilidade e logística.

A experiência marca o encerramento da jornada de aprendizagem da terceira turma da certificação, com atividades realizadas em Berlim e Hamburgo. Durante a semana (16-20), os alunos visitaram a estrutura do Grupo Deutsche Bahn, conheceram a estratégia e os planos de expansão das ferrovias alemãs e estiveram na Estação Central de Berlim — a maior estação ferroviária de interseção em múltiplos níveis da Europa.

Na avaliação do gerente de Engenharia da CCR Metrô Bahia, Max Yamatogue, aluno do curso, as visitas proporcionaram uma compreensão de que o Brasil, se tiver uma visão estruturada como a da Alemanha, tem potencial para ser mais bem desenvolvido no setor metroferroviário. “Os desafios que o cenário brasileiro nos impõe fazem com que sejamos estimulados a buscar contextos mais criativos”, afirma Max.

Os gestores também assistiram a palestras sobre as melhores ferramentas e soluções por meio do uso de inteligência artificial, além de estudos de caso com drones para monitorar e levantar dados de infraestrutura ferroviária, entre outros temas.

O consultor líder da DB Engineering & Consulting, Alain Esteve, relatou que as habilidades adquiridas garantem uma qualificação abrangente, pois preparam os profissionais para as principais questões do setor ferroviário global. “Nós focamos no desenvolvimento contínuo dos alunos por meio de competências como conhecimento técnico em sistemas ferroviários, gestão de projetos, segurança operacional, inovação e sustentabilidade, liderança de equipes, digitalização e compreensão da legislação do setor”, explica o consultor.

A novidade da viagem foi a realização de visitas para além do setor ferroviário. Os alunos foram levados também a outros pontos de interesse relacionados à área de transporte em geral, como portos e terminais.

Para João Junqueira, aluno e gerente de Engenharia de Infraestrutura na MRS Logística, a certificação trouxe uma visão internacional e do estado da arte da gestão de sistemas ferroviários e metroferroviários. “Conhecer a operação da DB na Alemanha me fez refletir sobre diversas oportunidades de boas práticas e lições aprendidas que podem ser aplicadas no Brasil, com o objetivo de alavancar a logística do nosso país. A aprendizagem não se limita ao sistema ferroviário, mas também abrange oportunidades de interoperabilidade entre os modais de transporte, além de aspectos culturais e de gestão”, afirma o gerente.

Segundo o diretor executivo do ITL, João Victor Mendes, a visita técnica tem o objetivo de oferecer uma oportunidade única aos alunos de aprimorarem os conceitos adquiridos ao longo do curso. “O módulo internacional em ambientes reais é fundamental para a formação completa desses profissionais, preparando-os para os desafios futuros e para transformar o setor de transporte ferroviário e metroferroviário por meio do conhecimento”, destaca o diretor.

Também participaram da viagem à Alemanha a coordenadora executiva do ITL, Marcela Lamounier; a gerente de operações finalísticas do SEST SENAT, Jamile de Sales; e o analista de transporte da CNT, Igor Castro.

Sobre a certificação

O curso tem uma carga horária total de 370 horas, com 80% das atividades realizadas presencialmente e 20% por meio da plataforma online da instituição. As aulas presenciais ocorrem a cada dois meses e a capacitação tem duração aproximada de 14 meses. A formação oferece disciplinas sobre operação ferroviária, sistemas ferroviários, economia, gestão e liderança, entre outras.