O compromisso com o desenvolvimento do setor de transporte terrestre no Brasil rendeu à diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa, uma homenagem especial na noite dessa quarta-feira (12), em Brasília (DF). A dirigente foi condecorada com a Medalha Mérito Institucional, honraria concedida pelo Prêmio AVANTT 2025, instituído pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) há três anos.
A premiação reconhece práticas e ações que impactam positivamente o setor de transporte regulado e fiscalizado pela ANTT, contemplando servidores, colaboradores e autoridades. "Em minha trajetória de mais de 40 anos no transporte, é uma honra fazer parte do Sistema Transporte e representar as mulheres desse setor tão estratégico para o Brasil", destacou Eliana.
A solenidade contou com a presença do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; do diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; do diretor executivo do ITL, João Victor Mendes; e do diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira.
Essa é a terceira vez em que o Sistema Transporte é agraciado com a Medalha do Mérito Institucional. Em 2023, os homenageados foram Vander Costa e Valter Souza, enquanto, no ano passado, Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT, e Rubens Lessa, presidente da Seção I do Transporte Rodoviário de Passageiros da CNT, receberam a honraria.
Atualmente em sua terceira edição, o Prêmio AVANTT reconhece personalidades que contribuem para o avanço do setor de transporte terrestre no país. A premiação contempla duas categorias:
Neste ano, a categoria Mérito Funcional também premiou equipes de trabalho e unidades organizacionais, destacando projetos inovadores que impulsionam a eficiência e a divulgação das melhores práticas na Agência.