A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou novas medidas sanitárias a serem adotadas em aeroportos e aeronaves, para o enfrentamento ao novo coronavírus. O documento, publicado nessa terça-feira (19), traz recomendações sobre a higienização de equipamentos, práticas de distanciamento social, a utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual) e a atuação em casos identificados da doença.
Além disso, a nota técnica recomenda a suspensão dos serviços de bordo nos voos nacionais. Para as viagens internacionais, a recomendação é priorizar alimentos e bebidas em embalagens individuais, devidamente higienizadas.
As orientações estão divididas por temas e por grupos de atuação, como administradoras aeroportuárias, companhias aéreas, prestadores de serviços e equipes de fiscalização sanitária. De acordo com a Anvisa, as medidas sanitárias são revistas a cada alteração do cenário epidemiológico da doença; e as atualizações seguem as diretrizes e recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Desde o início de maio, as companhias aéreas brasileiras já adotam procedimentos para controlar o avanço do novo coronavírus no país, como o uso generalizado de máscaras, a aferição da temperatura corporal e o check-in por QR Code para evitar o contato. Veja aqui a matéria sobre o tema publicada na Agência CNT Transporte Atual.
Leia também:
→ Aeronautas e aeroviários são incluídos em lista prioritária para teste do novo coronavírus