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As vendas de combustíveis no mercado brasileiro, em 2014, totalizaram 144,5 bilhões de litros, o que representa um aumento de 5,2% em relação aos 137,3 bilhões de litros registrados em 2013. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10), no Rio de Janeiro (RJ), pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis).

Somente a comercialização de gasolina cresceu 7%. No ano passado, foram consumidos 44,3 bilhões de litros do combustível. Em 2013, foram 41,4 bilhões. A gasolina responde por 30% do consumo de combustíveis no país.

Já o diesel, que representa mais de 40% do mercado de combustíveis do Brasil, teve elevação de 2,4% nas vendas. No ano passado, foram comercializados 60 bilhões de litros. No caso do biodiesel, o crescimento foi de 16,4%, alcançando a marca de 3,4 bilhões de litros. O incremento ocorrreu devido ao aumento do teor de adição de biodiesel ao óleo diesel A de 5% para 7% entre julho e novembro.

As vendas de etanol hidratado – aquele comercializado em postos de combustível – chegaram aos 12,9 bilhões de litros em 2014, o que representa um incremento de 10,5%.

O GNV (gás natural veicular), por sua vez, apresentou redução de 3,2% do volume comercializado, passando de 5,1 milhões de m³/dia para 4,9 milhões de m³/dia.

Para atender à demanda, o Brasil precisou importar 9,8% mais diesel que em 2013. No ano passado, foram comprados 10,8 bilhões de litros do exterior. Por outro lado, a importação de gasolina caiu 28,2%, com um total de 1,8 bilhão de litros.

Enquanto isso, as exportações do etanol brasileiro caíram 67,5%. As vendas para o exterior caíram de 2,9 bilhões de litros em 2013 para 946 milhões em 2014.

Com informações da ANP e da Agência Brasil

 

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